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Capacitação Profissional



Inscrições, clique aqui.
Data: 15 e 16/02/2018
Horário: 09h00 às 18h00
Carga Horária: 16 horas
Escrita fiscal para iniciantes - 102.06304
Instrutor(es)

  • Janayne Suzana de Oliveira Alves da Cunha.

    Sócia de empresa de contabilidade, atuando há mais de 20 anos na área tributária/fiscal; Consultora de empresas nas áreas, Fiscal, Tributária, Trabalhista e Previdenciária; Estudos sobre a legislação vigente e suas alterações; Gerenciamento e coordenação de equipe de trabalho. Instrutora nos cursos livres de  Faturamento e emissão de notas  fiscais, escrita fiscal e  Substituição Tributária.,  SPED- EFD- PIS/COFINS,  ministrando esses cursos através de parceiras em sindicatos.

Objetivo

Abordar os principais procedimentos de cálculo do ICMS e IPI, as normas de emissão de notas fiscais e de escrituração fiscal para as empresas enquadradas no regime periódico de apuração.

Público-Alvo

Contabilistas, profissionais iniciantes nas áreas fiscais, auditoria e consultoria, enfim, interessados em conhecer as normas gerais de tributação do ICMS e do IPI nas operações com mercadorias e a forma de apuração dos impostos. Não requer conhecimento prévio na área fiscal.

Conteúdo Programático

1)  Conceitos:
a)  Fato Gerador,  Base de Cálculo,  Alíquota,  Não Incidência,  Isenção, Suspensão,  Deferimento e Imunidade.

2)      Tributação pelo IPI
a)      Incidência, Formação da base de cálculo,  alíquota.

3)      Tributação pelo ICMS
a)      Incidência, Formação da base de cálculo, base de cálculo  reduzida, alíquotas.

4)      Normas para Emissão de Notas Fiscais – Modelo 55.
a) Condições para emissão de nota fiscal;
b) Indicações exigidas e forma de preenchimento;
c) Código de  Situação Tributária e CFOP;
d) Disposições Regulamentares:  Cancelamento de Nota Fiscal, Proibição de emissão, e
e) Procedimentos para Regularização de Documentos Fiscais: Valores destacados a menor/maior, falta de lançamento do imposto.

5)      Forma de emissão de Notas Fiscais – ICMS/IPI
a)      Venda com incidência de IPI e ICMS;
b)      Devolução de Mercadorias;
c)       Remessa e Retorno de conserto, e
d)      Industrialização.

6)      Condição para o Crédito dos Impostos
a)      Não cumulativo de ICMS e do IPI;
b)      Requisitos para o crédito;
c)       Insumos;
d)      Bens do Ativo Permanente;
e)      Devolução;
f)       Diferencial de Alíquota, inclusive EC 87/2015.

7)      Livros Fiscais exigidos pela legislação do ICMS e do IPI
a)      Comentários sobre a utilização e forma de preenchimento dos livros:
b)      Registro de Entradas – Modelo 1;
c)       Registro de Saídas – Modelo 2;
d)      Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências – Modelo 6;
f)       Registro de Inventário – Modelo 7;
g)      Registro de Apuração de IPI – Modelo 8;
h)      Registro de Apuração de ICMS – Modelo 9;

8)      SPED – Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital – NE-e, CT-e, MDF-e.
a)      Nota Fiscal Eletrônica Estadual – NF-e: Condições para emissão da NF-e, procedimentos do emitente da NF-e, documento auxiliar da nota fiscal eletrônica – DANFE, Procedimentos do recebedor da NF-e;
b)      Escrituração Fiscal Digital – EFD: Prazos de implantação e Livros Fiscais substituídos.

9)   Escrituração de Livros Fiscais e Apuração de ICMS e de IPI
a)      Classificação de documentos fiscais: CFOP e condições de crédito de ICMS e IPI;
b)      Escrituração dos Livros de Entradas e Saídas, Análise dos ajustes e escrituração dos Livros Registro de Apuração de ICMS e Apuração de IPI.

10)  Obrigações acessórias
a)       Modelo de preenchimento e prazo para entrega da GIA (Guia de Informação e Apuração) para Obrigações;
b)       DeSTDA.

Valor

Associados Adimplentes.................. R$ 500,00

Demais interessados........................ R$ 1000,00

Incluso: Apostila, Coffee Break e Certificado


Formas de Pagamento:

Depósito ou transferência bancária, parcelamos em até 6 vezes em cartão de crédito ou pagamentos à vista no boleto bancário.
O curso poderá sofrer alterações em sua data, horário, local de realização ou de palestrante, como também poderá ser cancelado conveniência e oportunidade administrativas, com 48 horas de antecedência da data prevista para sua realização, ou por motivos de força maior ou caso fortuito após este prazo. O Sindcont-SP não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, como despesas de hospedagem, alimentação ou locomoção.

O cancelamento da inscrição poderá ser feito em até 3 (três) dias antes da realização do curso por e-mail (cursos2@sindcontsp.org.br). Após este prazo não haverá devolução do valor pago. Caso o evento seja cancelado, o valor ficará como crédito durante 6 meses para utilização.

Informações Adicionais

Para se inscrever:
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2. faça seu login, caso ainda não tenha feito, ou cadastre-se no site e siga as instruções.
Aguarde nosso e-mail de contato. 
Para mais informações: cursos2@sindcontsp.org.br ou 3224-5125.
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Local

Sindcont-SP - Praça Ramos de Azevedo, 202, - CEP: 01037010 - São Paulo, Centro - SP

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Vagas Disponíveis





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Assim daremos a chance para outros interessados participarem.
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Sindicato dos Contabilistas de São Paulo
Base territorial: Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

Desenvolvimento:
Superteia