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Capacitação Profissional



Inscrições, clique aqui.
Data: 10/07/2018
Horário: 19h00 às 22h00
Carga Horária: 300 horas
Escritório Contábil Modelo - 38ª turma - 106.06350
Instrutor(es)

  • Equipe de Professores Sindcont-SP .

Objetivo

Atualizar e melhor preparar os profissionais iniciantes ou afastados temporariamente do mercado de trabalho para garantir às empresas contábeis e demais organizações uma mão-de-obra extremamente qualificada.

Público-Alvo

Contabilistas, estudantes ou recém-formados da área contábil e profissionais que atuam ou atuaram na área com objetivo de atualizar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático

Módulo I: Abertura e Encerramento de Empresas – 21h 
·         Forma jurídica conforme a Lei 10.406/2002;
·         Empresário;
·         Empreendedor Individual – MEI conforme Lei Complementar   128/2008   e LC 147/2014;
·         Sociedade Empresária Ltda;
·         Sociedade Simples Ltda;
·         Empresário Individual com Responsabilidade Limitada       EIRELI;
·         Requerimento de Empresário;
·         Contrato Social e as cláusulas obrigatórias e facultativas;
·         Procedimentos para registros;
·         Junta Comercial – JUCESP;
·         Cartórios – CEDETE;
·         Receita Federal e SEFAZ;
·         Prefeitura;
·         Previdência Social – INSS;
·         Caixa Econômica Federal – FGTS;
·         Sindicato Patronal – Enquadramento;
·         Alvarás e Licenças
·         Procedimentos para Encerramentos:
·         Certidões;
·         Distrato Social;
·         Cancelamentos: JUCESP, CNPJ, INSS, CCM, e demais órgãos. 

Módulo II: Departamento Pessoal – 66h
·         A administração de pessoal: objetivos, principais atribuições e estrutura.
·         O processo de Admissão: Recrutamento e seleção, Exame Médico, Carteira de trabalho, Registro de empregado, CAGED (eSocial), contrato de trabalho, transferência de empregado.
·         O processo de Controle de Frequência: jornada de trabalho, trabalho noturno, descanso; apuração da frequência (eletrônica, folhas e cartões de ponto), controle de prorrogações de jornada, administração do Banco de Horas, descanso semanal remunerado.
·         Processo de cálculo e pagamento horas extras: Conceito; percentuais mínimos; base para o cálculo de horas extras; reflexos das horas extras no DSR.
·         Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho - afastamentos e retornos.
·         Processo de Pagamento: conceitos de remuneração fixa e variável e mista; conceito de média de remuneração e seus efeitos; cálculos de horas extras, adicionais, rotina de cálculo de pagamento; tabela de incidências com as definições legais.
·         Processo de cálculo e pagamento de salário: prazo para pagamento dos salários; apresentação das tabelas de incidência INSS – IRRF – FGTS; montagem de base para incidência de INSS; montagem de base de incidência do IRRF; montagem de base para incidência do FGTS; cálculo de salário fixo e cálculos de salário variável, contribuição sindical.
·         Processo de Férias: conceito; período aquisitivo; período concessivo; objetivo; duração; direito; perda do direito; concessão e pagamento.
·         Processo de cálculo e pagamento de férias: Cálculo das férias considerando salário fixo; cálculo das férias considerando salário variável; Abono pecuniário de 1/3.
·         Processo do 13º salário: conceito; pagamento da 1ª parcela; frações de pagamento; pagamento com base em salário fixo; pagamento com base em salário variável; pagamento da 2ª parcela e pagamento da diferença em janeiro;
·         Processo de cálculo e pagamento do 13º: Cálculo da 1ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável; Cálculo da 2ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável;
Cálculo da diferença do 13º salário, considerando a parte variável.
·         Processo de Vale Transporte: abordando o termo de adesão, entrega e desconto dos vales transporte, custos para a empresa, fornecimento em dinheiro e uma abordagem sobre as fraudes mais comuns.
·         Processo disciplinar – O poder diretivo do empregado – advertência e Suspensão disciplinar.
·         Processo de rescisão de contrato de trabalho. Aviso prévio, parcelas rescisórias, justa causa, morte de empregado, homologação.
·         Planejando a rescisão;
·         Todos os itens serão devidamente fundamentados e ressaltadas as Súmulas do TST e demais jurisprudências sobre o assunto em questão.
·         Processo de benefícios previdenciários: Acidente de trabalho, salário maternidade, salário família, auxílio doença, aposentadoria.
·         Processo de atividades especiais - Insalubridade, Periculosidade, Estagiário, Jovem Aprendiz.
·         Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial. Atualizado com a Resolução 1 CGeS de 24/02/15
- Segurança e Saúde do Trabalho: Informações do ASO e o trabalho em condições especiais
- Monitoramento dos afastamentos temporários
- Registros de Estabilidade, Férias, Advertências e Suspensões Disciplinares
- Processos de Desligamento.
·         Desoneração da Folha de Pagamento

Módulo III: Departamento Fiscal – 66h
·         Introdução ao estudo do ICMS e do IPI: introdução, breve histórico dos impostos e legislação atualmente aplicável.
·         Fatos Geradores: hipóteses previstas no RICMS, hipóteses previstas no RIPI, não-incidência, isenção e imunidade e suspensão, diferimento e substituição tributária.
·         Sujeito passivo: contribuintes, ICMS, IPI e responsáveis.
·         Base de Cálculo: valores previstos no RICMS e no RIPI, inclusões e exclusões na base de cálculo, redução de base de cálculo e carga tributária e controvérsia do cálculo “por dentro” do ICMS.
·         Alíquotas: alíquotas do ICMS, operações Internas, operações Interestaduais, diferencial de alíquotas e alíquotas de IPI.
·         Levantamento e Utilização de créditos fiscais: disposições gerais sobre o crédito, princípio da não-cumulatividade, requisitos para o crédito, escrituração do crédito fiscal, hipóteses da vedação do crédito, casos de estorno de crédito, e manutenção do crédito.
·         Créditos específicos do ICMS: crédito acumulado de ICMS, hipóteses que geram crédito acumulado, ativo permanente CIAP e energia Elétrica, combustível.
·         Emissão de notas, escrituração dos livros e as principais declarações fiscais: livros fiscais obrigatórios – Modelo, forma de preenchimento e normas regulamentares, espécies de documentos fiscais, irregularidades em documentos fiscais, nota fiscal a menor, nota fiscal a maior, carta de correção e cancelamento de documentos fiscais.
·         Emissão de documentos fiscais: esboço da nota fiscal modelo 55 (instruções campo a campo).
·         Entendendo as principais operações fiscais: prática de emissão das notas fiscais e sua correspondente escrituração nos livros, venda e devolução, industrialização por encomenda (remessa e retorno), demonstração, ativo imobilizado, venda à ordem, conserto e locação, armazém geral, importação, exportação, revenda de matéria-prima, nota fiscal complementar, nota fiscal para apropriação crédito ICMS ativo, consignação mercantil, substituição tributária, operações fiscais no simples nacional.
·         Preenchimento da GIA-ICMS: Inserindo os dados dos livros de entrada, saída e apuração.
·         Imposto sobre Serviços ISS: incidência do ISS, Base de cálculo, alíquota e prazo de recolhimento, documentos utilizados na prestação de serviços: modelos, normas e forma de preenchimento e NFTS – Nota Fiscal de Tomador de Serviços, forma de preenchimento e prazo de entrega.
·         Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica- NFC-e x Cupom Fiscal Eletrônico – CF-E-SAT:  Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica- NFC –e; obrigatoriedade da emissão, documento Auxiliar da Nota fiscal eletrônica- DANFE-NFE-NFC-e, cancelamento NFC-e, Cupom Fiscal Eletrônico- CF-e-SAT, documentos fiscais substituídos, obrigatoriedade, conceito de equipamento SAT, ativação do Sat, desativação, utilização; emissão de CF-e –SAT, transmissão e cancelamento do CF-e-SAT.
·         DIFAL – EC-87/2015 – Diferencial de Alíquota em operações interestadual com consumidor final.
·         CEST – Convênio 92/2015 – Código especificador da substituição tributária. 

Módulo IV: SPED Fiscal, SPED Contribuições e Bloco K – 21h
·         EFD Contribuições (PIS/COFINS/INSS): O projeto SPED, legislação, obrigados, sem movimento – dispensa, imunes/isentas/inativas, data da entrega, DACON – dispensa, IN 86/01 - dispensa parcial, centralização, retificação, assinatura, multa, informações exigidas no arquivo, ponto de vista do informante, lucro presumido – declaração simplificada, principais características do leiaute e análise dos blocos 0, A, C, D, F, I, M, P, 1, 9.
·         EFD- ICMS/IPI: Conceito e legislação, outras informações, obrigados, empresas do simples – descredenciamento, geração, validação (PVA), envio, correção de erros, periodicidade, filiais, sem movimento, abrangência – livros digitais, penalidade estadual, retificação, tabelas elaboradas pelo contribuinte, especificações técnicas do leiaute e orientações gerais, principais características do leiaute e análise dos blocos 0, C, D, E, G, H, K, 1, 9.
·         Bloco K - livro registro de controle da produção e do estoque: EFD - ICMS/IPI, conceito e legislação, obrigados, geração, validação (PVA), envio, correção de erros, abrangência – livros digitais, especificações técnicas do leiaute e orientações gerais, principais características do leiaute dos blocos 0, C, D, E, G, H, 1, 9, Bloco H - inventário e Bloco K - livro controle da produção e do estoque. 

Módulo V: Impostos Diretos e Contabilização – 66h
IMPOSTOS DIRETOS:
·         Apuração do Lucro Real – Trimestral e Anual
·         Apuração do Lucro Estimado
·         Apuração do Lucro Presumido
·         Microempresa e Empresa de pequeno porte pelo sistema SIMPLES
·         Apuração da contribuição do PIS
·         Apuração da contribuição da COFINS
·         Apuração da contribuição Social sobre o lucro líquido – CSL
·         Escrituração do livro de apuração do lucro real – LALUR (Atual ECF)
·         Retenções na Fonte do IR, PIS/COFINS/CSLL e ISS
Declaração de Débitos e Créditos Federais – DCTF
·         Pedido eletrônico de ressarcimento ou restituição e declaração de compensação PER/DCOMP

CONTABILIZAÇÃO E BALANÇO
·         Contabilização de Adiantamento de Salários
·         Contabilização da Folha de Pagamento (resumo)
·         Contabilização dos Encargos Sociais (INSS e FGTS) sobre a folha
·         Contabilização do 13º salário
·         Contabilização das Férias
·         Contabilização de compras de mercadorias ou matérias primas

Contabilização de aquisições de imobilizado
·         Contabilização da comercialização das mercadorias ou produtos (vendas)
·         Contabilização dos impostos
·         Contabilização das devoluções
·         Contabilização de operações financeiras (empréstimos, investimentos, descontos e juros)
·         Contabilização das Depreciações
·         Contabilização dos impostos diretos
·         Ajustes e encerramento das contas
·         Apuração do Resultado
·         Elaboração das demonstrações
·         Notas Explicativas

Módulo VISPED Contábil – ECD E ECF – 21h
·         ECD – Escrituração Contábil Digital:  O que é? Obrigatoriedade.  Dispensas.  Substituição do Arquivo. Obrigações acessórias abrangidas. Penalidades. Pontos de Atenção – Relacionamento entre ECD e ECF. Descrição dos Blocos. Descrição dos Registros. Relacionamento com Sped Fiscal. Relacionamento com Sped Contribuições. Relacionamento com ECF
·         ECF – Escrituração Contábil Fiscal: O que é? Obrigatoriedade.  Dispensas.  Substituição do Arquivo. Obrigações acessórias abrangidas. Penalidades.  Pontos de Atenção – Relacionamento entre ECD e ECF. Descrição dos Blocos. Descrição dos Registros. Relacionamento. Relacionamento com Sped Contábil e Relacionamento com Sped Fiscal.

Módulo VII: Arquivo de Documentos e Segurança de Dados – 09h
·         A estrutura física do arquivo: o espaço ideal, mobiliário, conservação / preservação, layout e segurança.
·         Tempo de Guarda de documentos: O que guardar? O que descartar? Quando? Como? O que determina a legislação?  Implicações legais da eliminação. Ensine o cliente a eliminar documentos.
·         Método de Organização I: Por onde começar? Organização por cliente. Arquivo Legal/Societário, Contábil, Fiscal e RH.
·         Método de Organização II: identificação das caixas, pastas, corredor etc, empréstimo / devolução de documentos, inventário e índice de arquivo.
·         Manual de Procedimento de Arquivo: a maneira mais simples de dar continuidade ao trabalho, estrutura e apresentação e aprovação.
·         Devolução de documentos ao cliente: Qual o momento de devolver? Quais documentos devolver? O que fica na empresa contábil? Como devolver? Protocolo de devolução.
·         Digitalização de Documentos: gestão eletrônica de documentos/GED, diferença de documento eletrônico x documento digitalizado, digitalização de documentos: Como e quando fazer? Por onde começar?
·         Segurança de informação e dados: níveis de sigilo da informação, controle de acesso a informação sigilosa, como manter seus dados seguro, segurança na empresa, em casa e a utilização de senha e política de gerenciamento de informação. 

Módulo VIIIGestão de Empresas de Serviços Contábeis – 15h
·         A empresa contábil e as variáveis de administração: a empresa de serviços contábeis, o empresário contábil e seus desafios: ontem, hoje e amanhã. Funções clássicas de administração.
·         Instrumentos essenciais de organização, planejamento e gestão interna de uma empresa contábil: a estrutura organizacional: como estruturar e definir atribuições, a comunicação interna: meios de informar e divulgar regras e decisões. Planejando o futuro: visão, objetivos, estratégias e planos de ação. Administração do dinheiro: princípios de gestão financeira positiva. O contrato de prestação de serviços: formaliza e protege as partes. Facilidades básicas para gestão dos processos internos: cadastros, formulários e planilhas de controle, arquivos e legislação.
·         Como atuar com foco no encantamento do cliente: conquistando, mantendo e encantando seu cliente. Seu cliente: sua melhor ou pior propaganda. O profissionalismo na prestação de serviços. Diferenciais competitivos: quais e como mantê-los a seu favor. Meios eficazes de comunicação com o cliente.
·         Como ampliar a base de clientes: o uso da rede de relacionamentos – todos podem e devem. Material de propaganda e divulgação institucional: meios, apresentação estética, redação e outros. Dossiê de Apresentação: seu principal cartão de visitas.
·         Como multiplicar as suas competências: o que são e para que servem as Parcerias Técnicas: tipos que complementam seu objeto e ampliam sua esfera de atuação. Como encontrar o parceiro certo: alguns cuidados na hora de decidir.
·         A gestão do seu principal ativo: seus colaboradores: entendendo a gestão de pessoas nos dias de hoje. O perfil do colaborador ideal. Modernas ferramentas de gestão de pessoas aplicáveis a sua empresa: motivação, liderança, comunicação, gestão do conhecimento e da equipe, feedbacks.     
·         Controles internos e gestão dos riscos do negócio contábil: Econômicos - Financeiros Globais - Receitas/Custos/Serviços. Desempenho Operacional - Qualidade e Produtividade. Riscos de Continuidade do Negócio- Avaliação do seu apetite de risco e sugestões de ações preventivas. 

Materias

Calendário - 38º Turma

Valor

Associados Adimplentes.................. R$ 3500,00

Demais interessados........................ R$ 5400,00

Incluso: Apostila, Coffee Break e Certificado.


Formas de Pagamento:

Pagamento à vista através de boleto bancário ou depósito ou parcelamos em até 6 vezes no cartão de crédito.

A confirmação da vaga está condicionada ao pagamento do curso e assinatura do contrato. Após a inscrição, aguarde e-mail com mais informações.

Informações Adicionais

Para se inscrever:
1. clique em "inscrições, clique aqui";
2. faça seu login, caso ainda não tenha feito, ou cadastre-se no site e siga as instruções.
Para mais informações: cursos@sindcontsp.org.br ou (11) 3224-5124.

Local

Sindcont-SP - Praça Ramos de Azevedo, 202, - CEP: 01037010 - São Paulo, Centro - SP

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Para informações de estacionamentos conveniados, Clique Aqui

Parceiros:

Vagas Disponíveis





Caso não tenha certeza de que poderá participar do curso, não faça a inscrição.
Assim daremos a chance para outros interessados participarem.
Centro Piloto de Aperfeiçoamento e Especialização Contábil
“Senador João Lyra” - CEPAEC
Telefone: (11) 3224-5125
E-mail: cursos2@sindcontsp.org.br option

Praça Ramos de Azevedo, 202 - Centro - CEP: 01037-010 - São Paulo/SP
Tel: (11) 3224-5100 - Fax: (11) 3223-2390 | Contato: sindcontsp@sindcontsp.org.br
www.sindcontsp.org.br

Sindicato dos Contabilistas de São Paulo
Base territorial: Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

Desenvolvimento:
Superteia