IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos

Capacitação Profissional



Inscrições, clique aqui.
Data: 11/02/2019
Horário: 19h00 às 22h00
Carga Horária: 294 horas
Escritório Contábil Modelo - 39ª turma - 106.06600
Instrutor(es)

  • Equipe de Professores Sindcont-SP .

Objetivo

Atualizar e melhor preparar os profissionais iniciantes ou afastados temporariamente do mercado de trabalho para garantir às empresas contábeis e demais organizações uma mão-de-obra extremamente qualificada.

Público-Alvo

Contabilistas, estudantes ou recém-formados da área contábil e profissionais que atuam ou atuaram na área com objetivo de atualizar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático

Módulo I: Abertura e Encerramento de Empresas - 21h

  • Forma jurídica conforme a Lei 10.406/2002;
  • Empresário;
  • Empreendedor Individual – MEI conforme Lei Complementar   128/2008   e LC 147/2014;
  • Sociedade Empresária Ltda;
  • Sociedade Simples Ltda;
  • Empresário Individual com Responsabilidade Limitada       EIRELI;
  • Requerimento de Empresário;
  • Contrato Social e as cláusulas obrigatórias e facultativas;
  • Procedimentos para registros;
  • Junta Comercial – JUCESP;
  • Cartórios – CEDETE;
  • Receita Federal e SEFAZ;
  • Prefeitura;
  • Previdência Social – INSS;
  • Caixa Econômica Federal – FGTS;
  • Sindicato Patronal – Enquadramento;
  • Alvarás e Licenças.
  • Procedimentos para Encerramentos:
  • Certidões;
  • Distrato Social;
  • Cancelamentos: JUCESP, CNPJ, INSS, CCM, e demais órgãos. 

Módulo II: Departamento Pessoal – 69h

  • A administração de pessoal: objetivos, principais atribuições e estrutura.
  • O processo de Admissão: Recrutamento e seleção, Exame Médico, Carteira de trabalho, Registro de empregado, CAGED (eSocial), contrato de trabalho, transferência de empregado.
  • O processo de Controle de Frequência: jornada de trabalho, trabalho noturno, descanso; apuração da frequência (eletrônica, folhas e cartões de ponto), controle de prorrogações de jornada, administração do Banco de Horas, descanso semanal remunerado.
  • Processo de cálculo e pagamento horas extras: Conceito; percentuais mínimos; base para o cálculo de horas extras; reflexos das horas extras no DSR.
  • Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho - afastamentos e retornos.
  • Processo de Pagamento: conceitos de remuneração fixa e variável e mista; conceito de média de remuneração e seus efeitos; cálculos de horas extras, adicionais, rotina de cálculo de pagamento; tabela de incidências com as definições legais.
  • Processo de cálculo e pagamento de salário: prazo para pagamento dos salários; apresentação das tabelas de incidência INSS – IRRF – FGTS; montagem de base para incidência de INSS; montagem de base de incidência do IRRF; montagem de base para incidência do FGTS; cálculo de salário fixo e cálculos de salário variável, contribuição sindical.
  • Processo de Férias: conceito; período aquisitivo; período concessivo; objetivo; duração; direito; perda do direito; concessão e pagamento.
  • Processo de cálculo e pagamento de férias: Cálculo das férias considerando salário fixo; cálculo das férias considerando salário variável; Abono pecuniário de 1/3.
  • Processo do 13º salário: conceito; pagamento da 1ª parcela; frações de pagamento; pagamento com base em salário fixo; pagamento com base em salário variável; pagamento da 2ª parcela e pagamento da diferença em janeiro;
  • Processo de cálculo e pagamento do 13º: Cálculo da 1ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável;
  • Cálculo da 2ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável;
  • Cálculo da diferença do 13º salário, considerando a parte variável.
  • Processo de Vale Transporte: abordando o termo de adesão, entrega e desconto dos vales transporte, custos para a empresa, fornecimento em dinheiro e uma abordagem sobre as fraudes mais comuns.
  • Processo disciplinar – O poder diretivo do empregado – advertência e Suspensão disciplinar.
  • Processo de rescisão de contrato de trabalho. Aviso prévio, parcelas rescisórias, justa causa, morte de empregado, homologação.
  • Planejando a rescisão;
  • Todos os itens serão devidamente fundamentados e ressaltadas as Súmulas do TST e demais jurisprudências sobre o assunto em questão.
  • Processo de benefícios previdenciários: Acidente de trabalho, salário maternidade, salário família, auxílio doença, aposentadoria.
  • Processo de atividades especiais - Insalubridade, Periculosidade, Estagiário, Jovem Aprendiz.
  • Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial. Atualizado com a Resolução 1 CGeS de 24/02/15
  • Segurança e Saúde do Trabalho: Informações do ASO e o trabalho em condições especiais
  • Monitoramento dos afastamentos temporários
  • Registros de Estabilidade, Férias, Advertências e Suspensões Disciplinares
  • Processos de Desligamento.
  • Desoneração da Folha de Pagamento

Módulo III: Departamento Fiscal – 81h

  • Introdução ao estudo do ICMS e do IPI: introdução, breve histórico dos impostos e legislação atualmente aplicável.
  • Fatos Geradores: hipóteses previstas no RICMS, hipóteses previstas no RIPI, não-incidência, isenção e imunidade e suspensão, diferimento e substituição tributária.
  • Sujeito passivo: contribuintes, ICMS, IPI e responsáveis.
  • Base de Cálculo: valores previstos no RICMS e no RIPI, inclusões e exclusões na base de cálculo, redução de base de cálculo e carga tributária e controvérsia do cálculo “por dentro” do ICMS.
  • Alíquotas: alíquotas do ICMS, operações Internas, operações Interestaduais, diferencial de alíquotas e alíquotas de IPI.
  • Levantamento e Utilização de créditos fiscais: disposições gerais sobre o crédito, princípio da não-cumulatividade, requisitos para o crédito, escrituração do crédito fiscal, hipóteses da vedação do crédito, casos de estorno de crédito, e manutenção do crédito.
  • Créditos específicos do ICMS: crédito acumulado de ICMS, hipóteses que geram crédito acumulado, ativo permanente CIAP e energia Elétrica, combustível.
  • Emissão de notas, escrituração dos livros e as principais declarações fiscais: livros fiscais obrigatórios – Modelo, forma de preenchimento e normas regulamentares, espécies de documentos fiscais, irregularidades em documentos fiscais, nota fiscal a menor, nota fiscal a maior, carta de correção e cancelamento de documentos fiscais.
  • Emissão de documentos fiscais: esboço da nota fiscal modelo 55 (instruções campo a campo).
  • Entendendo as principais operações fiscais: prática de emissão das notas fiscais e sua correspondente escrituração nos livros, venda e devolução, industrialização por encomenda (remessa e retorno), demonstração, ativo imobilizado, venda à ordem, conserto e locação, armazém geral, importação, exportação, revenda de matéria-prima, nota fiscal complementar, nota fiscal para apropriação crédito ICMS ativo, consignação mercantil, substituição tributária, operações fiscais no simples nacional.
  • Preenchimento da GIA-ICMS: Inserindo os dados dos livros de entrada, saída e apuração.
  • Imposto sobre Serviços ISS: incidência do ISS, Base de cálculo, alíquota e prazo de recolhimento, documentos utilizados na prestação de serviços: modelos, normas e forma de preenchimento e NFTS – Nota Fiscal de Tomador de Serviços, forma de preenchimento e prazo de entrega.
  • Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica- NFC-e x Cupom Fiscal Eletrônico – CF-E-SAT:  Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica- NFC –e; obrigatoriedade da emissão, documento Auxiliar da Nota fiscal eletrônica- DANFE-NFE-NFC-e, cancelamento NFC-e, Cupom Fiscal Eletrônico- CF-e-SAT, documentos fiscais substituídos, obrigatoriedade, conceito de equipamento SAT, ativação do Sat, desativação, utilização; emissão de CF-e –SAT, transmissão e cancelamento do CF-e-SAT.
  • DIFAL – EC-87/2015 – Diferencial de Alíquota em operações interestadual com consumidor final.
  • CEST – Convênio 92/2015 – Código especificador da substituição tributária.

Módulo IV: Impostos Diretos e Contabilização – 78h

IMPOSTOS DIRETOS:

  • Apuração do Lucro Real – Trimestral e Anual
  • Apuração do Lucro Estimado
  • Apuração do Lucro Presumido
  • Microempresa e Empresa de pequeno porte pelo sistema SIMPLES
  • Apuração da contribuição do PIS
  • Apuração da contribuição da COFINS
  • Apuração da contribuição Social sobre o lucro líquido – CSL
  • Escrituração do livro de apuração do lucro real – LALUR (Atual ECF)
  • Retenções na Fonte do IR, PIS/COFINS/CSLL e ISS 
  • Declaração de Débitos e Créditos Federais – DCTF
  • Pedido eletrônico de ressarcimento ou restituição e declaração de compensação PER/DCOMP

CONTABILIZAÇÃO E BALANÇO

  • Contabilização de Adiantamento de Salários
  • Contabilização da Folha de Pagamento (resumo)
  • Contabilização dos Encargos Sociais (INSS e FGTS) sobre a folha
  • Contabilização do 13º salário
  • Contabilização das Férias
  • Contabilização de compras de mercadorias ou matérias primas
  • Contabilização de aquisições de imobilizado
  • Contabilização da comercialização das mercadorias ou produtos (vendas)
  • Contabilização dos impostos
  • Contabilização das devoluções
  • Contabilização de operações financeiras (empréstimos, investimentos, descontos e juros)
  • Contabilização das Depreciações
  • Contabilização dos impostos diretos
  • Ajustes e encerramento das contas
  • Apuração do Resultado
  • Elaboração das demonstrações
  • Notas Explicativas

Módulo VSPED Contábil – ECD E ECF – 21h

  • ECD – Escrituração Contábil Digital:  O que é? Obrigatoriedade.  Dispensas.  Substituição do Arquivo. Obrigações acessórias abrangidas. Penalidades. Pontos de Atenção – Relacionamento entre ECD e ECF. Descrição dos Blocos. Descrição dos Registros. Relacionamento com Sped Fiscal. Relacionamento com Sped Contribuições. Relacionamento com ECF
  • ECF – Escrituração Contábil Fiscal: O que é? Obrigatoriedade.  Dispensas.  Substituição do Arquivo. Obrigações acessórias abrangidas. Penalidades.  Pontos de Atenção – Relacionamento entre ECD e ECF. Descrição dos Blocos. Descrição dos Registros. Relacionamento. Relacionamento com Sped Contábil e Relacionamento com Sped Fiscal.

Módulo VI: Arquivo de Documentos e Segurança de Dados – 09h

  • A estrutura física do arquivo: o espaço ideal, mobiliário, conservação / preservação, layout e segurança.
  • Tempo de Guarda de documentos: O que guardar? O que descartar? Quando? Como? O que determina a legislação?  Implicações legais da eliminação. Ensine o cliente a eliminar documentos.
  • Método de Organização I: Por onde começar? Organização por cliente. Arquivo Legal/Societário, Contábil, Fiscal e RH.
  • Método de Organização II: identificação das caixas, pastas, corredor etc, empréstimo / devolução de documentos, inventário e índice de arquivo.
  • Manual de Procedimento de Arquivo: a maneira mais simples de dar continuidade ao trabalho, estrutura e apresentação e aprovação.
  • Devolução de documentos ao cliente: Qual o momento de devolver? Quais documentos devolver? O que fica na empresa contábil? Como devolver? Protocolo de devolução.
  • Digitalização de Documentos: gestão eletrônica de documentos/GED, diferença de documento eletrônico x documento digitalizado, digitalização de documentos: Como e quando fazer? Por onde começar?
  • Segurança de informação e dados: níveis de sigilo da informação, controle de acesso a informação sigilosa, como manter seus dados seguro, segurança na empresa, em casa e a utilização de senha e política de gerenciamento de informação. 

Módulo VII: Gestão de Empresas de Serviços Contábeis – 15h

  • A empresa contábil e as variáveis de administração: a empresa de serviços contábeis, o empresário contábil e seus desafios: ontem, hoje e amanhã. Funções clássicas de administração. 
  • Instrumentos essenciais de organização, planejamento e gestão interna de uma empresa contábil: a estrutura organizacional: como estruturar e definir atribuições, a comunicação interna: meios de informar e divulgar regras e decisões. Planejando o futuro: visão, objetivos, estratégias e planos de ação. Administração do dinheiro: princípios de gestão financeira positiva. O contrato de prestação de serviços: formaliza e protege as partes. Facilidades básicas para gestão dos processos internos: cadastros, formulários e planilhas de controle, arquivos e legislação. 
  • Como atuar com foco no encantamento do cliente: conquistando, mantendo e encantando seu cliente. Seu cliente: sua melhor ou pior propaganda. O profissionalismo na prestação de serviços. Diferenciais competitivos: quais e como mantê-los a seu favor. Meios eficazes de comunicação com o cliente. 
  • Como ampliar a base de clientes: o uso da rede de relacionamentos – todos podem e devem. Material de propaganda e divulgação institucional: meios, apresentação estética, redação e outros. Dossiê de Apresentação: seu principal cartão de visitas. 
  • Como multiplicar as suas competências: o que são e para que servem as Parcerias Técnicas: tipos que complementam seu objeto e ampliam sua esfera de atuação. Como encontrar o parceiro certo: alguns cuidados na hora de decidir. 
  • A gestão do seu principal ativo: seus colaboradores: entendendo a gestão de pessoas nos dias de hoje. O perfil do colaborador ideal. Modernas ferramentas de gestão de pessoas aplicáveis a sua empresa: motivação, liderança, comunicação, gestão do conhecimento e da equipe, feedbacks.             
  • Controles internos e gestão dos riscos do negócio contábil: Econômicos - Financeiros Globais - Receitas/Custos/Serviços. Desempenho Operacional - Qualidade e Produtividade. Riscos de Continuidade do Negócio- Avaliação do seu apetite de risco e sugestões de ações preventivas. 
  • Responsabilidade social e sustentabilidade: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Exemplos: Como sua Empresa Contábil pode contribuir.

Materias

Calendário - 39º turma

Valor

Associados Adimplentes.................. R$ 3500,00

Demais interessados........................ R$ 5400,00

Incluso: Apostila, Coffee Break e Certificado.


Formas de Pagamento:

Pagamento à vista através de boleto bancário ou depósito ou parcelamos em até 6 vezes no cartão de crédito.

A confirmação da vaga está condicionada ao pagamento do curso e assinatura do contrato. Após a inscrição, aguarde o e-mail com mais informações.

Informações Adicionais

Para se inscrever:
1. clique em "inscrições, clique aqui";
2. faça seu login, caso ainda não tenha feito, ou cadastre-se no site e siga as instruções.
Para mais informações: cursos@sindcontsp.org.br ou 3224-5124.

Local

Sindcont-SP - Praça Ramos de Azevedo, 202, - CEP: 01037010 - São Paulo, Centro - SP

Clique aqui e veja como chegar.

Parceiros:

Vagas Esgotadas





Caso não tenha certeza de que poderá participar do curso, não faça a inscrição.
Assim daremos a chance para outros interessados participarem.
Centro Piloto de Aperfeiçoamento e Especialização Contábil
“Senador João Lyra” - CEPAEC
Telefone: (11) 3224-5125
E-mail: cursos2@sindcontsp.org.br option

Praça Ramos de Azevedo, 202 - Centro - CEP: 01037-010 - São Paulo/SP
Tel: (11) 3224-5100 - Fax: (11) 3223-2390 | Contato: sindcontsp@sindcontsp.org.br
www.sindcontsp.org.br

Sindicato dos Contabilistas de São Paulo
Base territorial: Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

Desenvolvimento:
Superteia