Marco Antonio Granado: A Contabilidade exige dedicação contínua

Postado em 29/03/2017.

Com duas graduações (Contabilidade e Direito) e uma pós-graduação, o empresário contábil Marco Antonio Granado sabe que, para quem atua nesta área, não dá para estacionar. Tanto é que este ano o Contador dará início a uma nova fase em sua capacitação, fazendo um mestrado em Contabilidade na Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Para isso, ainda foi preciso se preparar, inclusive tendo aulas particulares de inglês.

A rotina de trabalho pesada torna ainda mais difícil conciliar a profissão e os estudos. “Administro uma equipe de aproximadamente 40 profissionais, desenvolvendo trabalhos de Contabilidade, escrita fiscal, administração da folha de pagamento, trabalhos nos órgãos públicos e toda entrega de obrigações acessórias, sempre dentro da ética, do profissionalismo e da legalidade”, relata o Contador.

Como todas as profissões, a Contabilidade também tem seu lado complicado. “O trabalho é árduo, com mais de 10 horas diárias, muito estudo de leis e técnicas diversas. Atuo diariamente sobre muita pressão por parte do fisco, dos empresários e da equipe. É muita responsabilidade, enfim, não se fica rico sendo Contador, e às vezes não somos reconhecidos pelos empresários, que ignoram nossa atuação”, lamenta o empresário.

Mas, quem se apaixonou pela Contabilidade, dificilmente se vê fazendo outra coisa na vida. Pelo contrário, muitas vezes os profissionais dão um jeito de unir a sua profissão a outras formas de trabalho. Marco, por exemplo, ministra palestras e cursos dentro da temática contábil e tributária. O empresário, inclusive, tem um canal no YouTube, chamado “Contador Marco Antonio Granado”, com vários vídeos sobre assuntos de interesse dos empresários.

A sua relação com a Contabilidade foi uma paixão que nasceu em seu primeiro emprego, aos 16 anos de idade, onde ocorreu seu contato inicial com a profissão, primeiro como office-boy em um escritório contábil.

“Nesta empresa cresci muito rápido, e, após um ano de trabalho, estava sendo promovido para auxiliar de contabilidade, datilografando fichas tríplices, montando os mapas contábeis e manuseando o diário geral e suas gelatinas, o que era o “top” da época”, lembra. “Sempre tive muito apreço por esta profissão, e a condição de apurar resultados de uma empresa sempre foi algo que me cativou, e quando comecei a orientar os empresários nas empresas seguintes, aí devo dizer que consolidei minha grande atração por esta importante profissão para nosso país e nossos empresários, que me orgulho muito em fazer parte deste rol de seletos profissionais”.

Vantagens

Para Marco, ser Contador é ter satisfação e alegria em ajudar e orientar os empresários e conduzi-los para um lugar mais seguro e tranquilo. “Posso fazer um trabalho autônomo sem interferências, com muita ética e profissionalismo. Fiz muitos amigos na minha carreira e aprendo a cada dia novas lições de vida, o que me faz crescer como pessoa e profissional. Quando fazemos com o coração e com muita vontade, tudo se torna prazeroso, e o resultado não poderia ser outro, o sucesso e o reconhecimento profissional. Estou muito feliz com esta profissão maravilhosa, que é ser Contador, e agradeço a Deus por ter me direcionado para ela”.

Casado e pai de quatro filhos - Marco Filho, Mariana, Laura e Julia – o empresário aproveita seu tempo livre para andar no parque no final de tarde, ir à praia e viajar. Seu livro favorito, “Nunca desista de seus sonhos”, de Augusto Cury, também é uma boa companhia, especialmente ao som do clássico de Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você”.

Sindicato

Marco Antonio apontou a importância da participação dos profissionais nas atividades do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP e a relevância da sua atuação para a profissão. “É um sindicato muito importante para a nós Contadores, oferecendo várias condições para o aperfeiçoamento profissional e dando apoio incondicional a outras áreas da nossa categoria. Aproveito a oportunidade para dar os parabéns à atual Diretoria, presidida pelo amigo Antonio Eugenio Cecchinato, com o apoio do vice-presidente Geraldo Carlos Lima, por sua atuação e dinamismo”, salientou.

Fotos: Arquivo pessoal