Estão abertas as inscrições para exames de peritos e auditores

Postado em 15/05/2017.

Quem deseja atuar nas áreas de perícia e auditoria deve ficar atento, porque o Conselho Federal de Contabilidade - CFC abriu nesta segunda-feira (15) as inscrições para dois Exames de Qualificação Técnica (EQTs) voltados a Profissionais da Contabilidade que pretendam fazer parte do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) e também para o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). Os profissionais que integram o CNAI estão creditados a atuar nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), observadas suas respectivas habilitações.

Para participar do CNPC, o profissional precisa ter sido aprovado no EQT ou, até dezembro de 2017, comprovar experiência na área. Já a partir de 2018, a única forma de fazer parte do CNPC será por meio da prova de conhecimentos técnicos.

Já o EQT para os auditores está em sua 17.ª edição. As inscrições para ambos os exames vão até 30 de junho e custam R$ 150. As provas serão realizadas em agosto, conforme calendário do edital. Veja o edital da 17.ª Edição do Exame de Qualificação Técnica de auditores. Para acessar o edital do 1.º Exame de Qualificação Técnica para cadastro de peritos, clique aqui.

O CNPC foi criado em março do ano passado pelo CFC com o objetivo de oferecer ao Judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. Com o cadastro é possível identificar geograficamente onde estão os profissionais e também selecioná-los por especialidade.

O cadastro surgiu tendo em vista as recomendações do novo Código de Processo Civil Brasileiro, que determina que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico, bem como os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

“Conhecimento técnico é obrigação do profissional da contabilidade, que cada vez mais precisa demonstrar sua qualificação para atender às novas exigências do mercado”, avalia o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra.

Texto: Com informações do CFC
Edição: Katherine Coutinho