Ioga ajuda a reduzir estresse, ansiedade e depressão

Postado em 17/05/2017.

Ioga oferece muitos benefícios à saúdeAumento da força muscular e da flexibilidade, melhora na respiração e na circulação e redução do peso. A lista de benefícios que a prática da ioga pode trazer para o organismo não para por aí. Essa arte que combina posições físicas com respiração controlada e meditação também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.

Isso porque a ioga parece controlar as respostas do organismo ao estresse e a ansiedade, por exemplo, reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e a percepção de dor, conforme apontam alguns estudos. Os exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Já a respiração controlada praticada na ioga ajuda a aliviar a depressão. Para idosos e pessoas que sobreviveram a algum trauma, a ioga também pode melhorar o humor e a qualidade de vida no geral.

Prática de ioga ajuda a reduzir dores crônicas

Estudos apontam que a ioga reduz a dor lombar crônica ou dores causadas pela artrite reumatoide (uma doença crônica que causa enrijecimento das articulações), por aumentar a capacidade de se movimentar, fortalecer a musculatura, melhorar o humor e aliviar o estresse.

Como começar a praticar ioga?

Os exercícios praticados durante uma aula de ioga variam de suaves até os mais desafiadores. Por isso, contar com a ajuda de um instrutor para escolher o tipo certo para você ou para modificar os exercícios conforme o seu preparo pode ser uma boa ideia. Esses são alguns tipos de ioga que você pode praticar são:

- Hatha – é indicada para iniciantes ou para quem busca uma forma de meditar. É mais leve e tem como objetivo trabalhar mente e espírito por meio do corpo;

- Ashtanga – é mais vigorosa e usa séries fixas de exercícios que trabalham força, flexibilidade e concentração e que são ensinados progressivamente;

- Vinyasa – é uma sequência rápida de troca de movimentos, incluindo os da saudação ao sol, que também tem como base o controle da respiração;

- Iyengar – exercita flexibilidade, força e equilíbrio utilizando acessórios para levar qualquer tipo de aluno ao perfeito alinhamento das posturas;

ü  Bikram – é uma sequência física de posições que ajudam o organismo a eliminar toxinas por meio do suor.

Esta é uma dica de saúde da Qualicorp Administradora de Benefícios. Por meio de parceria com o Sindcont-SP, você, associado da Entidade, pode contratar convênios médicos com a empresa em condições especiais. Clique aqui e saiba mais!

Texto: Conteúdo de Parceiro Qualicorp ? Agência de Conteúdo Online
Fotos: Divulgação