Eva Souto: Contabilidade traz mais do que retorno financeiro

Postado em 17/05/2017.

A recém ingressa na Contabilidade Eva de Lima Cordeiro de Souto já começou a carreira com o pé direito: juntamente com outros dois colegas, ganhou o primeiro lugar do Prêmio Professor Hilário Franco, realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

“Ganhar o Prêmio Professor Hilário Franco foi uma experiência maravilhosa! É gratificante saber que minha formação não se resumiu a apenas quatro anos de idas e vindas da faculdade, mas que todo nosso esforço foi recompensado de forma tão honrosa. Ser avaliada por uma banca de tanto prestígio e ser reconhecida por um órgão tão importante é mais que uma alegria, é uma vitória que levarei para sempre comigo. O que completou minha alegria foi o fato de ainda sermos reconhecidos na empresa onde trabalhamos por esta premiação, isso só enfatiza a importância do Prêmio e nos incentiva a continuar neste caminho.”

A escolha pela Contabilidade como caminho profissional foi algo consciente. “Desde cedo, meu objetivo era trabalhar com algo que não apenas me trouxesse retorno financeiro, mas que de alguma forma fosse útil para a sociedade e ajudasse as pessoas. Na Contabilidade consegui enxergar essa oportunidade, pois através dela, nós mantemos as empresas de pé, fortes e contínuas, o que beneficia seus donos, sócios, colaboradores e consequentemente a todos que estiverem com ela envolvidos”, conta Eva.

Mesmo tendo concluído há pouco sua graduação, a Contadora já pensa em como continuar a estudar. Atualmente seu objetivo é fazer uma segunda graduação, em Direito. “Hoje o Contador desempenha um papel de muita responsabilidade no mercado, e acredito que uma formação na área do Direito fará com que meu trabalho seja ainda mais relevante e respeitado”, explica a jovem profissional.

Diferente de muitas pessoas que ingressam na Contabilidade como forma de crescerem nas empresas nas quais já atuam, a graduação foi o primeiro contado de Eva com a área contábil, a qual conhecia apenas de ouvir falar, pois alguns de seus conhecidos já atuavam nela.

Inclusive, conta a jovem Contadora, este "ouvir falar" foi um dos principais motivadores para que ela escolhesse esta área, pois via que estes profissionais não eram meros cumpridores de função, mas que o que eles faziam tinha um impacto e uma enorme relevância.

Agora, a Contabilidade já faz parte da sua vida. Atualmente, Eva trabalha na área de Contabilidade Societária do Assaí Atacadista, empresa de atacado e autosserviço do grupo Pão de Açúcar.

Apesar de hoje ser apaixonada pela sua profissão, a jovem relata que se não fosse Contadora escolheria algo que aparentemente foge bem a área contábil: optaria por trabalhar com eventos. “Um evento quando bem organizado é capaz de trazer alegria e satisfação para os mais variados gostos e necessidades, assim como a Contabilidade, que quando bem desenvolvida é capaz de gerar benefícios que tragam também muita satisfação e alegria”.

Em suas horas vagas, Eva gosta de ir à igreja, pois acredita que para sermos seres humanos melhores, precisamos que nosso interior esteja em paz, e estar com Deus é o que nos dá a verdadeira paz. A Contadora também gosta de ler, ouvir música e aos fins de semana sempre fica com a sua família e amigos e considera esse contato importantíssimo.

Fotos: Arquivo pessoal