Maria das Graças de Souza Chiomento: A Contabilidade foi consequência das oportunidades

Postado em 09/08/2017.

Crescer sim, mas crescer junto. Para Maria das Graças de Souza Chiomento, esse é o segredo do sucesso. A Contabilista, que também é empresária contábil, trabalha há mais de 30 anos em parceria com seu marido, o também Profissional da Contabilidade Domingos Chiomento, na empresa de Contabilidade DOCCIN.

Domingos, inclusive, foi agraciado com o título de Contabilista Emérito 2017 pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no aniversário de 98 anos da Entidade.

Graça, como é mais conhecida, é formada em Técnico em Contabilidade, graduada em Administração com ênfase em finanças, e pós-graduada em Controladoria e Contabilidade Gerencial.

O seu amor pela Contabilidade surgiu ainda cedo, bem antes de sequer pensar em casar. “Desde pequena admirava um parente que ficava escriturando livros comerciais quando estava em casa. Esse contato com a Contabilidade despertou em mim o desejo de seguir a carreira do meu parente”, relata.

Desde então, todos os caminhos a levaram à Contabilidade. Especialmente quando começou trabalhar na Viação Cometa na área contábil. “Esta experiência me deu a oportunidade de aprender mais sobre a profissão. Trabalhei na Viação Cometa por seis anos e continuo completando o conhecimento necessário para atender bem meus clientes há cerca de trinta anos na Doc Contabilidade”.

Inclusive foi a Contabilidade que colocou Domingos no caminho de Graça, pois o casal se conheceu quando passou a trabalhar junto.

A Contadora é mãe de três filhos: Janaina, Rodrigo e Jussara e teve de abrir mão de ua vida profissional por um tempo para se dedicar à árdua tarefa de maternar. “Depois de atuar seis anos na Viação Cometa, me afastei para criar os meus três filhos. Quando estes já estavam crescidos, voltei ao mercado de trabalho e então continuei meu sonho de criança: ser uma profissional competente”.

Hoje Graça é realizada em sua profissão. “Nunca imaginei desenvolver tanto o conhecimento na área, que de um trabalho manual evoluísse para o armazenamento na nuvem, como temos hoje em dia”.

Para o futuro da profissão, Graça percebe que estamos no limiar de uma transformação. “Vejo a Contabilidade do futuro muito diferente do que hoje é feita, pois a tecnologia está chegando  muito rápido.  Em um futuro muito próximo, tudo o que fazemos com essas “máquinas maravilhosas” irão nos substituir através de inteligência artificial. Portanto, o futuro a Deus Pertence”.

Fotos: César Barros