Disfunção da articulação temporomandibular

Postado em 13/09/2017.

Disfunção temporomandibular está associada a dores e inchaço

Se você fizer um exercício, colocando a ponta do dedo indicador na região bem a frente do ouvido e abrir a boca, em seguida, sentirá a articulação, denominada ATM, articulação temporomandibular. A disfunção da articulação temporomandibular, ou simplesmente DTM, é uma doença pouco conhecida. Trauma na mandíbula ou conjunta pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias. Estas incluem:

- Artrite na articulação temporomandibular;

- Danos na articulação causados por impacto ou idade;

- Ranger os dentes;

- Problemas estruturais presentes no nascimento;

- Estresse e tensão muscular.

A DTM acomete mais comumente em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer com qualquer pessoa. Outros fatores estão associados com o desenvolvimento de distúrbios da ATM. No entanto, não há provas de que esses fatores causem os transtornos. Eles incluem:

- Uso prolongado de aparelhos ortodônticos;

- Má postura, que afeta os músculos do pescoço e rosto;

- Estresse;

- Má alimentação;

- Falta de sono.

Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir uma forte dor e desconforto, que pode ser temporária ou durar muitos anos. A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente nesses lugares:

- Rosto;

- Área correspondente à articulação temporomandibular;

- Pescoço;

- Ombros;

- Ao redor da orelha durante a mastigação, ao falar ou abrir a boca.

Os sintomas comuns de disfunções temporomandibulares são:

- Capacidade limitada para abrir a boca;

- Maxilar “preso” na posição de boca fechada ou aberta;

- Sons saindo da articulação ao abrir ou fechar a boca ou mastigar. Podem ou não ser acompanhados de dor;

- Sensação de cansaço no rosto;

- Dificuldade para mastigar ou ter uma mordida repentina desconfortável - como se os dentes superiores e inferiores não estivessem encaixando corretamente;

- Inchaço do lado da face;

- Zumbidos.

Convênio odontológico gratuito para Associados ao Sindcont-SP

Profissionais da Contabilidade associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP têm muito mais motivos para sorrir. Em parceria com o Dr. Sorriso, a Entidade oferece atendimento odontológico gratuito! Em ampla rede, formada por 42 clínicas próprias e mais de 1.000 consultórios conveniados no Estado de São Paulo, estão cobertos 224 procedimentos, nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Oral Menor, Dentística (restaurações), Odontopediatria, Periodontia (gengivas), Endodontia (canais), prevenção e Radiologia. O benefício é válido para os Associados em situação de adimplência. Clique aqui e saiba mais!

Sindcont-SP: saiba mais sobre sua entidade de classe e faça parte!

Fundado em 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão. A Instituição representa cerca de 80 mil Profissionais da Contabilidade nos 20 municípios que compõem sua base territorial e tem sua história dedicada à defesa dos interesses, ao fortalecimento e à valorização da Classe Contábil, para os quais promove inúmeras iniciativas.

Texto: Dr. Diogo Vilela, profissional da rede Dr. Sorriso
Fotos: Eros Casabranca