IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Pós-graduação: é preciso se capacitar para voltar ao mercado de trabalho

Postado em 11/10/2017.

O desemprego é uma realidade em todas as profissões, o que varia é o percentual de oportunidades em cada uma delas. Por isso, a capacitação constante é fundamental, porque o empregador que está com uma vaga aberta não vai esperar que você esteja pronto: ele precisa de alguém capacitado. 

Uma bola que diversos pesquisadores e professores cantaram há tempos já se concretizou: o avanço tecnológico tem mudado o perfil de Profissionais da Contabilidade que são procurados pelo mercado de Trabalho. Para se manter empregado e crescendo, não basta mais ter uma graduação em Ciências Contábeis: é preciso dominar outro idioma, prioritariamente o Inglês, e dominar ferramentas de análise de big data e business intelligence. 

Segundo dados da Revista Exame, a Contabilidade é a área mais promissora do ano. Mas é preciso capacitação constante para ser absorvido por essa promessa de crescimento. 

Pós-graduação 

Antigamente, ter o Ensino Médio completo abria muitas portas de emprego. Depois, um curso técnico se tornou o diferencial de quem estava no mercado de trabalho. Este foi substituído pela graduação e hoje a pós-graduação é pré-requisito para muitas das vagas ofertadas no mercado. 

Tanto que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP mantém parceria com diversas instituições de ensino que oferecem desconto nos cursos de pós-graduação para os Associados da Entidade. Confira as opções aqui. 

Uma grande questão é qual curso escolher. Então a dica é optar por um que afete diretamente a área na qual você deseja atuar. Se for em controladoria ou compliance, faça uma pós-graduação em controladoria. É funcionário público? Há cursos de Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Trabalha em uma multinacional? Há ainda a Contabilidade Internacional. Vale até mesmo partir para uma especialização na área da tecnologia.

Em busca de uma oportunidade 

Apesar das vagas existirem, ainda há muitas pessoas que estão se especializando para pleitearem uma oportunidade de trabalho. Para dar uma forcinha nessa procura, recentemente foi lançado o site Contrate 1 Desempregado (www.c1d.com.br). Nele, estão disponíveis duas novas ferramentas: o Desempregômetro e o Empregômetro. 

A ação é social, gratuita, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos atua nas seguintes áreas: captação de currículos e de vagas; capacitação técnica; treinamento; coaching; assessoria para recolocação; apoio jurídico; voluntariado; empreendedorismo; geração de renda; e parcerias solidárias. 

Como funciona? 

No site Contrate 1 Desempregado, a pessoa que está procurando emprego faz seu cadastro através do preenchimento detalhado dos formulários específicos, narra sua história, bem como o momento atual  de sua vida, relativo à situação de desemprego. 

Por outro lado, as empresas parceiras e apoiadoras da iniciativa cadastram vagas de trabalho de acordo com os requisitos para a função e exigências de perfil de cada cargo. O sistema do Empresômetro - Inteligência de Mercado fará a mineração de dados identificando o perfil dos candidatos e uma análise prévia, cruzando com informações de perfil das vagas, além de uma análise criteriosa das histórias relatadas. Essas tarefas serão realizadas por um comitê de especialistas em contratação de pessoal. O próximo passo é indicar e encaminhar o candidato à participação nos processos seletivos.

Sindicato

O Sindcont-SP também disponibiliza um Banco de Talentos, que visa unir a procura por emprego a uma vaga de trabalho. Quem procura uma recolocação no mercado de trabalho pode cadastrar o seu currículo no Portal da Entidade. Quem procura alguém capacitado para auxiliá-lo em sua empresa também pode fazer essa busca no portal, mas neste link.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos:
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações