Na Semana da Criança, saiba mais sobre a Odontopediatria

Postado em 11/10/2017.

A Odontopediatria é uma das especialidades que mais se desenvolveu na área da Odontologia. Esta área, que cuida da saúde bucal das crianças, tornou a ida ao dentista em um momento agradável para os pequenos. As gerações atuais de pais têm mais acesso à informação e, consequentemente, cuidam melhor dos dentes de seus filhos.

O ideal é que desde os primeiros meses de vida se faça a higienização da região oral dos bebês com um pano úmido, para limpeza dos restos de leite e de outros alimentos eventualmente utilizados na complementação da dieta dos nenéns. Com esta simples atitude, evita-se uma doença conhecida como “cárie de mamadeira”, que é a desmineralização do esmalte dos dentes com a exposição da dentina, parte interna do dente, causando sensibilidade ao quente e ao frio.

Os pais desconhecem, mas os dentes decíduos, que são os dentes de leite, têm canal e nervo, o que significa que podem, sim, sofrer dor. Outra idade importante é a dos 6 anos, quando começam a nascer em cada quadrante da boca das crianças o primeiro dente permanente, o primeiro molar. O índice de restauração deste dente é altíssimo no Brasil, pois os pais acham que se trata de um dente de leite, não prestando atenção em sua higienização. A eventual perda destes dentes ocasionará problemas dentais para o resto da vida, pois este dente é a chave para a oclusão do encaixe da mordida.

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP junto ao Dr. Sorriso, o convênio odontológico oferecido gratuitamente pela Entidade a seus Associados, faz este alerta à saúde bucal dos pequenos nesta semana da criança, assim como para a diminuição no consumo de doces, bolachas e principalmente de salgadinhos. Os resíduos destes alimentos ficam retidos nos dentes das crianças, especialmente na parte posterior da boca, e causam doenças como gengivites e cáries. Em casos extremos, podem levar a tratamento de canal e perda de dentes. Vamos cuidar da saúde de nossos pequenos!

Convênio odontológico gratuito para Associados ao Sindcont-SP

Profissionais da Contabilidade associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP têm muito mais motivos para sorrir. Em parceria com o Dr. Sorriso, a Entidade oferece atendimento odontológico gratuito! Em ampla rede, formada por 42 clínicas próprias e mais de 1.000 consultórios conveniados no Estado de São Paulo, estão cobertos 224 procedimentos, nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Oral Menor, Dentística (restaurações), Odontopediatria, Periodontia (gengivas), Endodontia (canais), prevenção e Radiologia. O benefício é válido para os Associados em situação de adimplência. Clique aqui e saiba mais!

Sindcont-SP: saiba mais sobre sua entidade de classe e faça parte!

Fundado em 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão. A Instituição representa cerca de 80 mil Profissionais da Contabilidade nos 20 municípios que compõem sua base territorial e tem sua história dedicada à defesa dos interesses, ao fortalecimento e à valorização da Classe Contábil, para os quais promove inúmeras iniciativas.

Texto: Dr. Diogo Vilela, profissional da rede Dr. Sorriso
Fotos: Eros Casabranca