IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Estudantes da Unicid lotam palestras no Epac

Postado em 08/11/2017.

Salas de aula lotadas, alunos atentos, palestrantes motivados... Esse é um resumo das atividades do segundo dia (07/11) da 21ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid, entre os dias 6 e 9 de novembro. 

Entre as palestras, destaque para o tema “Controladoria”, ministrado pela vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Telma Tiberio Gouveia, que explicou como a implantação de uma controladoria estratégica pode beneficiar a gestão de uma empresa. Segundo ela, o instrumento é importante para a gestão, por permitir o ganho de transparência, além de evitar desvios: “Sem dúvida, a Controladoria é a peça chave para determinar se uma empresa, independente de ser grande, média ou pequena, terá sucesso ou fracasso”. 

Simultaneamente, o mestre em Contabilidade pela PUC-SP, Lourivaldo Lopes, falou sobre “A Evolução da Contabilidade até os Nossos Dias”, lembrando que as Ciências Contábeis são uma das profissões mais antigas – e importantes – para a sociedade de forma geral. 

Por sua vez, o vice-presidente financeiro do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, explanou a respeito da “Importância da Contabilidade para os Negócios das Empresas”, enquanto o diretor financeiro da Entidade, Benedicto David Filho, comentou sobre o “Impacto da Internacionalização das Normas de Contabilidade”. De acordo com o especialista, com a globalização e a constante evolução da economia global, foi necessário padronizar a linguagem contábil mundial, criando as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS. “Com ela, os usuários da Contabilidade têm como compreender melhor as informações, já que há um padrão da linguagem”. 

Outras palestras foram: “Contabilidade Ambiental e Sustentável”; “O RET – Regime Especial de Tributação e o Patrimônio de Afetação na Atividade da Incorporação Imobiliária: Aspectos Jurídicos, Legais, Contábeis e Tributários”; e “Modelo de Governança Estratégica Tributária”, as quais foram apresentadas, respectivamente, pelos seguintes palestrantes: Ricardo Krayuska; Francisco Ventura; e Mariano Yoshitake. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de acompanhar uma reunião do Grupo de Estudos de Tributos e Obrigações do Sindcont-SP, com o tema ICMS e Substituição Tributária, que foi comandada por Ailton Barboni, Associado da Entidade e colaborador do núcleo de estudos.

As atividades do Epac continuam hoje (08/11). 

Apoio

A 21ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade - Epac conta com Patrocínio Diamante da Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB, da Asplan Sistemas e da Webcontábil. A BDO é patrocinador Cultural do evento. A Alterdata Software, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp e a KPMG são patrocinadores Bronze da iniciativa, enquanto a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis - FACPC é Apoiador à Educação Continuada. Apoiam institucionalmente a iniciativa o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP; o Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP; e Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo - Apejesp.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Danielle Ruas
Fotos: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações