Vale a pena antecipar adoção ao eSocial?

Postado em 06/12/2017.

Quem estiver pronto para aderir ao eSocial não precisará esperar a entrega se tornar obrigatória. Isso porque o Comitê Diretivo do eSocial publicou a resolução nº 03, dia 30 de novembro, na qual informa que poderão optar pela antecipação da obrigatoriedade as entidades empresariais e as entidades sem fins lucrativos que não estarão obrigadas a aderir ao sistema em janeiro. Neste caso, as empresas interessadas deverão acessar a página do eSocial na internet e confirmar a opção. O sistema exige certificado digital para o acesso.

Segundo o órgão, o prazo para opção pela antecipação segue até o dia 20 de dezembro e tem efeito irretratável, ficando a empresa optante sujeita aos mesmos prazos e efeitos jurídicos aplicáveis às empresas do primeiro grupo.

Esta opção pode ser válida para os contribuintes que terão direito a utilizar os benefícios da compensação cruzada, prevista no Projeto de Lei nº 8456/2017, em tramitação no Congresso Nacional, que permitirá o aproveitamento de créditos fazendários para quitação da contribuição previdenciária. Estima-se um montante da ordem de R$ 4 bilhões em 2018 e R$ 12 bilhões em 2019, impactando positivamente no fluxo de caixa das empresas, principalmente, das exportadoras, já que os valores de créditos são decorrentes, em grande parte, de operações de venda para o exterior.

Adequação

Quem ainda não está pronto para atender a obrigação acessória deverá correr, porque as multas por faltas ou não entrega do eSocial flutuam entre R$ 200 até R$ 180 mil.

Com a obrigação acessória, o seu contato com o empresário deverá ser diário, especialmente se ele estiver pretendendo contratar ou demitir alguém. No processo de admissão de um novo empregado, por exemplo, o contrato deverá ser enviado ao eSocial até o final do dia que antecede o início da prestação de serviço do trabalhador contratado. A falta de registro do empregado sujeita o empregador à multa prevista no artigo 47 da CLT, que pode variar de R$ 402,53 a R$ 805,06 por empregado. O valor dobra em caso de reincidência.

Então, este é um bom momento para explicar essas mudanças ao seu cliente e que, se ele não te repassar as informações, a responsabilidade pela multa não será sua. Quem sabe até colocar isso no papel, formalizando a questão.

Também será responsabilidade do empregador informar as alterações existentes no contrato de trabalho e nos dados cadastrais do trabalhador durante a vigência do vínculo empregatício. Caso isso não seja feito, o valor da multa por empregado pode variar de R$ 201,27 a R$ 402,54 referente às alterações.

Outro problema para empregadores envolve a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Quando o empregado sofre um acidente de trabalho, as companhias devem transmitir a CAT ao INSS, mesmo se o empregado não se afastar do trabalho. O prazo de envio desse evento no eSocial é o mesmo de apresentação da CAT, ou seja, até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência do acidente, ou imediatamente em caso de falecimento do trabalhador.

Caso não aconteça a entrega desse documento, há mais multas. Essa pode variar entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, podendo dobrar de valor em caso de reincidência da companhia.

Com isso em mente, verifique se a empresa e o empresário estão realmente prontos para aderir ao sistema. Se for vantajoso e com risco mínimo de multas, faça a antecipação.

Cronograma

Na última semana, na mesma resolução, foi divulgado o cronograma de implantação do eSocial, confirmando a obrigatoriedade do eSocial a partir de janeiro de 2018 para as empresas integrantes do primeiro grupo (Entidades Empresariais com faturamento no ano de 2016 acima de setenta e oito milhões de reais). Confira o cronograma na íntegra:

Etapa 1 - Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões

Fase 1: Janeiro/18 - Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: Março/18: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Maio/18: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: Julho/18: Substituição da GFIP (guia de informações à Previdência Social) e implementação da compensação cruzada

Fase 5: Janeiro/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

Etapa 2 - Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)

Fase 1: Julho/18 - Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: Set/18: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Nov/18: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento