José Aparecido Maion: É preciso se preparar para fazer demonstrações contábeis eficientes

Postado em 06/12/2017.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, José Aparecido Maion, tem uma longa estrada na área, o que o faz acreditar que a Contabilidade passará a ser um eficiente e constante instrumento de avaliação do negócio e de prestação de contas aos acionistas e aos demais usuários de suas informações, não apenas uma forma de atender ao fisco. Para ele, as informações geradas pela contabilidade serão transformadas cada vez mais em conhecimento.

Formado em Ciências Contábeis com pós-graduação em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, o profissional também tem em seu currículo formação em Estudos de Política e Estratégia - Depe no 50º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo - ADESG-SP.

Antes de ingressar na graduação em Ciências Contábeis, mais especificamente na época do vestibular, Maion trabalhou na Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo, no departamento de Contabilidade. “Eu sonhava com Engenharia, porém tinha que trabalhar para me sustentar e ajudar minha família. Depois de fazer algumas pesquisas, verifiquei que as Ciências Contábeis seriam mais compatíveis com minhas necessidades. Então, prestei vestibular nesta área. No terceiro ano, comecei a buscar o ramo de auditoria e estou nessa carreira até hoje”, contou.

Segundo o profissional, a Campiglia & Companhia Auditores Independentes foi a empresa onde mais aprendeu e cresceu em toda a sua carreira, tanto no quesito auditoria quanto Contabilidade.

Já o interesse pelas instituições de classe veio após alguns anos de estrada. “Depois de ser um crítico das entidades, resolvi ingressar nelas e dar minha contribuição para a valorização da profissão perante a sociedade. Comecei no Instituto Brasileiro de Auditoria Independente - Ibracon, posteriormente no CRCSP e em diversas comissões e grupos de trabalhos no Conselho Federal de Contabilidade – CFC”.

José Aparecido Maion é casado com Dalva Braga Maion, com quem tem quatro filhas: Maísa Paula Maion, de 36 anos; Maira Alessandra Maion, de 33 anos; Monique Aline Maion, de 32 anos; e Mariane Thais Maion, com 28 anos.

Sua experiência o mostrou que a Profissão Contábil está passando por grandes mudanças “Acredito que os Profissionais da Contabilidade devem se preocupar em preparar as demonstrações contábeis de forma fidedigna, com o objetivo atender requisitos como: as demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários interno e externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas: acionistas, governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias. Além disso, é preciso se atentar às demonstrações contábeis, que objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários”, salientou.

De acordo com o Contador, também é preciso se preparar para fazer demonstrações contábeis que atendam às necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como: decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais; avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas; avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios; avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade; determinar políticas tributárias; determinar a distribuição de lucros e dividendos; elaborar e usar estatísticas da renda nacional; ou regulamentar as atividades das entidades.

Fotos: Ascom CRCSP