Contabilidade: amor à primeira vista

Postado em 10/01/2018.

Rafael Batista da Silva ingressou na Contabilidade trabalhando como office-boy no Isotec Escritório Contábil e Financeiro, onde teve oportunidade de conhecer o universo contábil e se dedicar à profissão. Inicialmente, fez um curso técnico e, posteriormente, bacharel em Direito.

“Neste ano de 2018, ingresso na Faculdade de Ciências Contábeis. Não vejo a hora, estou ansioso para começar a estudar”, conta.

Nascido e criado em São Caetano do Sul, ele comenta que já teve várias dificuldades para se aprimorar profissionalmente por morar distante da região Central de São Paulo, e esse é um dos motivos que o fizeram se associar ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e hoje ser secretário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC do município: “Sem dúvida, será uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa”.

Ao ser questionado sobre o que mais a Contabilidade lhe ensinou em nove anos de trajetória profissional, Silva é enfático: a organização: “Para exercer a Contabilidade é fundamental ser organizado. Aliás, organização é essencial para qualquer profissional que queira ter mais produtividade e qualidade”.

Para ele, a Contabilidade é fundamental para a economia e desenvolvimento do País e contribui, sobremaneira, para que o empreendedor brasileiro esteja se tornando mais “maduro”, mas, infelizmente, muita coisa ainda precisa mudar na área, como o acesso à tecnologia, por exemplo: “Apesar de a revolução digital ser tão comentada, na área contábil é preciso adaptar os escritórios e, principalmente, ensinar os profissionais que lá trabalham a dominá-la. Hoje eu sinto que muitos locais têm um sistema tecnológico funcionando bem, mas os colaboradores só fazem o básico e se preocupam somente em provê-lo de informações. Isso tem de mudar”.

Em sua visão, as entidades de classe são de fundamental importância, já que contribuem com a valorização profissional, e ainda desenvolvem um importante papel de conscientização e fiscalização da profissão como um todo.

Texto: Danielle Ruas
Fotos: Katherine Coutinho