Traumas dentários: saiba como proceder

Postado em 17/01/2018.

Situações de emergência envolvendo a boca e os dentes quase sempre se transformam em experiências dramáticas para pais e crianças. As estatísticas mostram que, cerca de, 14% das crianças e adolescentes passam, de alguma forma, por essas situações de emergência:

Cortes e sangramentos

Quando uma criança sofre um traumatismo que provoca corte ou sangramento deve-se colocar no lugar, sobre o ferimento, uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, para que o sangramento seja controlado. Muitas vezes, é necessário suturar o ferimento, para que a cicatrização se processe de maneira adequada, e, tão logo seja possível, deve-se consultar um dentista.

Os primeiros passos de uma criança

Os acidentes mais comuns que ocorrem na dentição de leite são os que envolvem bebês e crianças que estão aprendendo a andar. O dente amolece em seu alvéolo ou é deslocado de sua posição original, podendo se deslocar para dentro do alvéolo (intruir) ou descer, dificultando o fechamento da boca. O dentista deve ser consultado, para que a extensão do dano seja avaliada. Muitas vezes, esse dano é maior do que aparenta ser.

Mudança de cor do dente que sofre traumatismo

É comum ocorrer, após dois ou três dias do acidente, uma mudança de cor, um escurecimento da coroa do dente. Essa mudança pode se perpetuar; nesses casos, quase sempre há perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário. Nos dentes de leite, nem sempre uma mudança de cor da coroa significa perda da vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deve ser consultado, para ser feito o acompanhamento.

Dente fraturado

É comum a fratura de um ou mais dentes em consequência de um traumatismo. Além disso, muitas vezes, pode ocorrer que o nervo do dente se danifique. Deve-se sempre consultar o dentista, para que ele possa avaliar a extensão do dano, tratar a fratura e prevenir eventualmente problemas da vitalidade futura do dente. A melhor maneira de se evitar fraturas nos dentes é preveni-las; assim, no caso de esportes, como andar de bicicleta, andar de skate, basquete, vôlei, jogos de futebol, rugby e outros esportes coletivos, é importante o uso de protetores bucais.

Perda total de um dente

Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente. É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para que se aumentem as chances de salvar esse dente. Se o dente for de leite, a colocação deste de volta em seu lugar não é indicada; a probabilidade de sucesso é mínima. No caso do dente permanente, o reimplante é indicado. Para que se obtenha sucesso no reimplante, é necessário manter a calma e fazer a criança morder uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.

Ache o dente e pegue o dente somente pela coroa. Não toque na raiz. Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico ou leite morno. Não esfregue o dente. Coloque o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca da criança. Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista.

Se você não conseguir colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico ou em leite morno ou mesmo na boca da criança (debaixo da língua) e procure imediatamente um dentista. O resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período. O dente deverá ficar fora de seu alvéolo o menor tempo possível.

O dente reimplantado deverá ser "fixado" pelo dentista em sua posição e ter o seu canal tratado; mesmo assim, com o decorrer do tempo, haverá uma diminuição do tamanho de sua raiz. O tempo médio da permanência de um dente reimplantado na boca é de um até cinco anos; muitas vezes, esse tempo é o necessário para que a oclusão se defina e novas condutas possam ser tomadas.

Convênio odontológico gratuito para Associados ao Sindcont-SP

Profissionais da Contabilidade associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP iniciaram o ano de 2017 com mais um motivo para sorrir. Em parceria com o Dr. Sorriso, a Entidade oferece atendimento odontológico gratuito! Em ampla rede, formada por 42 clínicas próprias e mais de 1.000 consultórios conveniados no Estado de São Paulo, estão cobertos 224 procedimentos, nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Oral Menor, Dentística (restaurações), Odontopediatria, Periodontia (gengivas), Endodontia (canais), prevenção e Radiologia. O benefício é válido para os Associados em situação de adimplência. Clique aqui e saiba mais!

Sindcont-SP: saiba mais sobre sua entidade de classe e faça parte!

Fundado em 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão. A Instituição representa cerca de 80 mil Profissionais da Contabilidade nos 20 municípios que compõem sua base territorial e tem sua história dedicada à defesa dos interesses, ao fortalecimento e à valorização da Classe Contábil, para os quais promove inúmeras iniciativas.

Texto: Dr. Sorriso
Edição: