ACMSP comemora seus 80 anos de fundação

Postado em 22/01/2018.

Na noite da última sexta-feira (19), a Associação dos Contadores Municipais de São Paulo – ACMSP comemorou a marca de 80 anos de sua fundação. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, prestigiou a solenidade realizada para celebrar este tão importante aniversário.

Também prestigiaram o evento, realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, o vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e o vice-diretor Financeiro da Entidade, Dorival Fontes.

A mesa solene da solenidade foi composta por Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP; Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Joana Aparecida Barbosa Morales, presidente do conselho deliberativo da ACMSP, Valmir Leôncio da Silva, coordenador da Escola de Contas do Município de São Paulo - TCM-SP, Manoel do Nascimento Veríssimo, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Agnaldo dos Santos Galvão, representando a Secretaria da Fazenda do Município São Paulo, Honorino Alves da Cruz, vice-presidente da ACMSP; Eurípedes Sales, novo acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade – APC; Francisco Ernani Gomes, presidente da ACMSP; Paulo Frange, vereador; e Flávio José de Sousa Silva, representante do conselho fiscal da entidade.

Na solenidade, Cecchinato lembrou a importância do papel dos Contadores no desenvolvimento econômico do País, tanto dentro do setor público, quanto no privado. “Hoje temos o papel de ajudar na gestão das empresas, de agir como um médico, profissão do vereador Paulo Freire, para salvar as empresas em situações difíceis. Por isso, nesta noite eu parabenizo a todos desta associação, entidade que luta dignamente, fazendo que a gestão pública seja a melhor, dentro daquilo que é possível”, afirmou.

Também associado à ACMSP, Manoel do Nascimento Veríssimo lembrou aos participantes do evento que o Profissional da Contabilidade tem que se fazer presente na vida dos seus clientes e se disse honrado por fazer parte desta profissão.

Márcio Massao Shimomoto, por sua vez, lembrou que não são muitas as entidades que chegam aos seus 80 anos, pois este é um privilégio reservado apenas àquelas que realmente trabalham com afinco. “A transparência, tão pedida pela população, começa com a Contabilidade e a auditoria. Por isso, a figura do Contador público é tão importante, pois são estes profissionais que permitem passar as contas do governo a limpo”, destacou.

Paulo Frange, vereador, afirmou que 80 anos passam mais rápido do que é possível imaginar. “Cada um de vocês marca, com o seu trabalho, a história da Contabilidade. Sabemos que a visibilidade, o reconhecimento da atuação de vocês é muito menor do que deveria. Esse quadro tem mudado nos últimos anos, mas ainda há muito o que melhorar, pois a sua profissão é muito mais importante do que vocês mesmos imaginam. Mas acredito que as mudanças que estão chegando farão de vocês profissionais ainda mais importantes”, declarou.

Francisco Ernani Gomes, presidente da ACMSP, por sua vez, agradeceu a presença de todos e afirmou estar feliz em compartilhar esse momento tão especial. “Através da Contabilidade Pública, executada pelo Contador público que nós aqui representamos, que é possível ter uma gestão digna e honesta. Mas para que isso ocorra, é necessária a valorização do Profissional da Contabilidade, que é o nosso principal objetivo enquanto Associação”, enfatizou.

Fotos: Katherine Coutinho