IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

O que é diabetes, quais os tipos, sintomas e fatores de risco?

Postado em 07/02/2018.

A diabetes é uma doença metabólica crônica que atinge mais de 9 milhões de brasileiros. Ela é caracterizada pela deficiência ou não produção de insulina pelo pâncreas, ocasionando um aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue. Veja, a seguir, quais são os tipos mais comuns de diabetes e quais são os fatores de risco.

Como ocorre a diabetes?

A glicose, ou seja, o açúcar no sangue, fornece energia para que as células funcionem. Quando comemos carboidratos, o nível de glicose no sangue aumenta e isto faz com que o pâncreas produza insulina, que é o hormônio responsável por fazer com que as células utilizem a glicose.

A diabetes acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. Sem insulina, ao ingerir alimentos com muito açúcar, a concentração de glicose no sangue fica alta, o que é chamado de hiperglicemia.

Tipos mais comuns de diabetes

- Diabetes tipo 1: é uma doença congênita, isto é, a pessoa nasce com ela. É mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos. Neste tipo de diabetes, a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente;

- Diabetes tipo 2: comum em adultos. Neste tipo de diabetes, há resistência insulínica, o que significa que a ação da insulina é dificultada pela obesidade, por maus hábitos alimentares e pela falta de atividade física.

Sintomas e sinais de diabetes

- Sede excessiva;

- Aumento da vontade de urinar;

- Aumento do apetite;

- Cansaço;

- Visão turva;

- Emagrecimento.

Fatores de risco para diabetes

Ainda não há pesquisas conclusivas sobre os fatores de risco para diabetes tipo 1, já que é uma doença congênita. Porém, para a diabetes tipo 2, há alguns fatores de risco que aumentam a chance de ter a doença, tais como:

- Obesidade;

- Ter parente com diabetes;

- Falta de atividade física regular;

- Alimentação com muito carboidrato e gorduras;

- Pressão alta;

- Idade superior a 45 anos;

- Estresse.

Como prevenir a diabetes tipo 2

Algumas simples mudanças de hábitos no dia a dia podem ajudar a evitar o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Veja o que fazer para prevenir a doença:

- Evite permanecer longos períodos sem se alimentar e coma a cada três horas;

- Evite alimentos ricos em açúcar e farinha branca;

- Prefira alimentos integrais, pois retardam a absorção de açúcar;

- Mantenha um peso saudável;

- Pratique atividade física regularmente;

- Evite alimentos ricos em gorduras, que também elevam a taxa de açúcar no sangue;

- Realize exames preventivos.

 Ter familiares com diabetes aumenta a chance de desenvolver a doença. Portanto, consulte regularmente o médico. Se não for tratada corretamente, a diabetes pode causar sérios danos ao corpo, especialmente aos nervos e vasos sanguíneos.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Parceiro Qualicorp
Fotos: Divulgação
Edição:

Comunicação Sindcont-SP