Tire as suas dúvidas sobre Retenções na Fonte do INSS, do IRF e do PIS/Cofins/CSLL

Postado em 14/02/2018.

Quem quiser aprender mais sobre retenções na fonte do INSS, IRF e PIS/Cofins/CSLL e ainda pontuar no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade – CFC deve aproveitar esta oportunidade: no dia 23 de fevereiro, das 9h às 18h, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP terá um curso sobre o tema, em sua sede social, localizada na Praça Ramos de Azevedo, 202, Centro.

As inscrições estão abertas. Para participar, o valor do investimento é de R$ 250,00 para Associados Adimplentes e R$ 500,00 para os demais interessados.

O tema será ministrado por Luiz Geraldo Alves da Cunha, que é bacharel em Ciências Contábeis com extensão em Docência e pós-graduação em Direito Tributário.

O objetivo do curso apresentar aos participantes toda a legislação que normatiza a sistemática das retenções na fonte com a apresentação de casos práticos e exercícios de fixação, para evitarem três situações no dia a dia: a não retenção na fonte quando a mesma é devida, a retenção indevida e a retenção e o não recolhimento dos impostos retidos, evitando neste caso, penalidades às empresas e o crime por apropriação indébita.

Para isso, o professor abordará temas como: Impostos e Contribuições devidos pelas empresas, Legislação Regulamentadora, hipóteses de incidência da retenção, conceitos e definições de contratada, contratante, cessão de mão-de-obra, dependências de terceiros, serviços contínuos, colocação à disposição da empresa e empreitada, regras para compensação, exemplos de notas fiscais emitidas com valor retido maior e/ou menor que o valor devido, e responsáveis tributários.