IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Francisco A. M. Sant?Anna: As mudanças podem trazer crescimento para os Contadores

Postado em 14/02/2018.

O novo presidente nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, Francisco A. M. Sant’Anna, acredita que, em meio a tantas mudanças pelas quais a Contabilidade como um todo tem passado, os profissionais que se especializarem e aprofundarem seu conhecimento técnico terão uma enorme oportunidade de valorização e contribuição para o mercado, sendo vistos como consultores e até mesmo gestores das operações. 

Sant’Anna conta que na época em que escolheu seguir a profissão contábil, um dos fatores que o atraiu foi a sua respeitabilidade, uma vez que a atuação do Contador é vital para o auxílio no desenvolvimento dos negócios empresariais. 

Hoje graduado em Contabilidade, com diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior, o profissional conta que quando estava ainda se formando em Contabilidade já trabalhava como assistente de auditoria de uma empresa de auditoria externa, seguindo assim esta carreira, muito em função dos desafios e oportunidades de crescimento que a profissão sempre ofereceu. 

Com mais de 35 anos de experiência profissional, ao longo de sua carreira, Francisco trabalhou em empresas que lhe agregaram muito conhecimento, mas a principal delas foi a Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes. “A profissão de auditor independente me trouxe grandes desafios, possibilitando, por exemplo, desenvolver a capacidade de executar multitarefas ao mesmo tempo, o desenvolvimento de senso crítico, a necessidade de transmitir conhecimento aos mais jovens, o amadurecimento precoce, e a necessidade de me manter atualizado constantemente independente de meu cargo ou experiência, resultando na satisfação de ter optado por uma profissão que me creditou conhecimento, credibilidade e confiança do mercado”. 

Sua convivência com a Contabilidade é tão antiga que Sant’Anna acredita que, se não fosse Contador não seria ninguém. 

O executivo já integrava a equipe do Ibracon como Diretor de Comunicação desde 2012. A sua escolha em participar das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo (grupo formado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, e Academia Paulista de Contabilidade – APC, além do Ibracon), surgiu com o conhecimento sobre “o trabalho exemplar de tais entidades na contribuição para o fortalecimento da Contabilidade no Brasil e na demonstração da importância do seu profissional para nossa sociedade”. O auditor complementa que “uma das principais razões para este sucesso é a inteligência dos componentes destas entidades em entender que somente atuando juntos contribuímos de forma mais efetiva para o sucesso da profissão”.

Como presidente do Ibracon, seu objetivo agora é ajudar os auditores no caminho da evolução da profissão, especialmente neste momento, quando a ética e a imparcialidade são fundamentais para a saúde das empresas brasileiras.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Ascom Ibracon
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações