Sindcont-SP celebra Dia Internacional da Mulher com Entidades da Classe

Postado em 09/03/2018.

Pela primeira vez na história da Contabilidade do Estado de São Paulo, o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foi comemorado em ação conjunta entre o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP, na sede do Sindcont-SP, reunindo expressivo número de profissionais e  seus familiares. Na ocasião, a Contabilista Neusa Prone Teixeira da Silva foi homenageada com o Diploma de Mérito Contábil 2018 e, passou a ser eternizada na galeria das “Mulheres Contabilistas" do Sindcont-SP.

A Contabilista e diretora do Sindcont-SP Celina Coutinho fez a abertura do evento,  destacando as lutas e as conquistas femininas nas áreas sociais, econômicas e políticas, desde a instituição da data, e 1977, até os dias atuais.

A realização de uma mesa redonda foi o ponto alto para debater as questões que inferiorizam a mulher, mas principalmente, que exaltam as tantas conquistas e lutas alcançadas ao longo das décadas. Terezinha Annéia, diretora administrativa da Aescon-SP, conduziu  a conversa sobre a igualdade econômica e empoderamento da mulher. Marta Pelucio, Suely Bossa e Eliane Maia foram convidadas para falar de suas vidas e contar como fizeram para obter o sucesso e a consagração profissional e pessoal. Marta Pelucio ressaltou a diferença entre homens e mulheres e quanto é difícil conquistar espaço e igualdade em um País machista, como é o caso do Brasil, dando o tom do debate. “O Brasil está atrasado em relação ao mundo e deixa de evoluir em razão desse preconceito que muitas vezes passa despercebido pelos homens e também pelas mulheres. Enquanto não ficarmos indignados com uma sociedade machista, nunca vamos chegar lá, não podemos admitir o preconceito”, afirmou Pelucio.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, agradeceu a presença das mulheres, assegurando que homens são apenas um apêndice de todas essas conquistas femininas. Cecchinato parabenizou a homenageada da noite, relembrando todo o apoio da Contabilista, que sempre fez questão de enaltecer o trabalho do Sindcont-SP, perante aos alunos que estavam ingressando no CRCSP.

“Essa data simboliza as lutas e a igualdade dos direitos, somos gratos pelo crescimento das mulheres na Contabilidade, hoje o trabalho em conjunto das Entidades abrilhantou essa cerimônia”, garantiu o presidente do Sindcont-SP.

A homenageada da noite, Neusa Prone Teixeira da Silva, relembrou sua trajetória profissional e pessoal, mostrando que é possível ser atuante na profissão, mesma sendo esposa, mãe e avó.  “A busca por conhecimento deve ser constante, sempre haverá espaço para bons profissionais. Fico honrada em estar na galeria entre notáveis colegas da Contabilidade”, agradeceu a homenageada.

Após as homenagens, os presentes foram agraciados com um stand up, apresentado pela humorista Arianna Nutt, que divertiu os profissionais ao relatar os percalços enfrentados pelas mulheres diariamente.

Prestigiaram o evento: Edir Sales, vereadora da Câmara Municipal de São Paulo; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; Reynaldo Pereira Lima Júnior, vice-presidente do Sescon-SP; Cibele Pereira Costa, vice-presidente de Registro do CRCSP, representando no ato a presidente Marcia Ruiz Alcazar; Andreia Filipone Garcia, assessora parlamentar, representando o deputado estadual Itamar Borges; e entre outros.

Texto: Bruna Raicoski
Fotos: Bruna Raicoski