Clareamento dental: saiba mais sobre este procedimento

Postado em 16/05/2018.

Saiba mais sobre este procedimento odontológicoUm dos serviços mais procurados nas clínicas odontológicas é o clareamento dental. Ter dentes brancos virou sinônimo de saúde e beleza, pois vivemos em uma sociedade que cobra estética em anúncios de TV, jornais e revistas.
   Existem vários tipos de tratamento para clarear os dentes, porém, em alguns casos, as manchas podem ser removidas somente com profilaxia. De qualquer maneira, a alteração da cor do dente só se consegue com clareamento. Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade, todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente.

Basicamente, existem dois tipos de clareamento, os realizados em clínica e os procedimentos realizados pelo próprio paciente:
- Clareamento caseiro: consiste na consulta ao dentista e este indicará utilização de um produto, chamado peróxido de carbamida, em concentrações variáveis, mas a porcentagem de 10 % associa efetividade e resultados. O paciente usará por alguns dias uma moldeira com este produto, durante o descanso noturno, pelo máximo possível de tempo, por até 20 dias, dependendo da indicação. Após este procedimento, aconselha-se evitar alimentos pigmentados até duas horas apos a aplicação noturna.

- Clareamento lazer: feito no consultório com uma luz, que fotoativa o material, em que é possível a obtenção de resultados em uma ou duas sessões do procedimento.
            Existem alguns mitos que consumir alimentos e bebidas com corantes danificam os processos de clareamento, mas alguns estudos recentes, apontam que isso não é verdade. Nossa opinião, com certo empirismo, mas são mais de 20 anos de casos clínicos, o clareamento realizado na clínica, por ser mais rápido, acaba sendo mais eficiente. O paciente acaba não se comprometendo em fazer todas as aplicações noturnas necessárias para um bom resultado.

Não existem contraindicações e nem causam nenhum tipo de sequela.  Alguns pacientes apresentam sensibilidade, por disporem de parte do dente, que é a dentina, exposta e esta tem sensibilidade ao frio.

Convênio odontológico gratuito para Associados ao Sindcont-SP

Profissionais da Contabilidade associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP têm muito mais motivos para sorrir. Em parceria com o Dr. Sorriso, a Entidade oferece atendimento odontológico gratuito! Em ampla rede, formada por 42 clínicas próprias e mais de 1.000 consultórios conveniados no Estado de São Paulo, estão cobertos 224 procedimentos, nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Oral Menor, Dentística (restaurações), Odontopediatria, Periodontia (gengivas), Endodontia (canais), prevenção e Radiologia. O benefício é válido para os Associados em situação de adimplência. Clique aqui e saiba mais!

Sindcont-SP: saiba mais sobre sua entidade de classe e faça parte!

Fundado em 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão. A Instituição representa cerca de 80 mil Profissionais da Contabilidade nos 20 municípios que compõem sua base territorial e tem sua história dedicada à defesa dos interesses, ao fortalecimento e à valorização da Classe Contábil, para os quais promove inúmeras iniciativas.

Texto: Dr. Diogo Vilela, profissional da rede Dr. Sorriso
Fotos: Eros Casabranca