Tire as suas dúvidas sobre o eSocial de onde estiver

Postado em 16/05/2018.

Os Contadores que atendem empresas de pequeno e médio portes precisam ficar atentos ao início do prazo de entrega de informações ao eSocial. Ainda existem muitas dúvidas e incoerências na implantação desta obrigação acessória, e na atualização dos sistemas, sendo que na maioria das vezes, o grande problema enfrentado pelas empresas é na qualificação cadastral de seus empregados, pois estas informações deverão coincidir com os registros da Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (CPF, nome completo, nascimento e NIS).

Segundo Francisco Pereira, diretor da área Trabalhista da BDO, vale lembrar que, visando dirimir esta dificuldade, o governo disponibilizou no portal do eSocial uma ferramenta para a consulta destas inconsistências, facilitando a identificação e saneamento de possíveis divergências.

Outra medida adotada pelo governo foi o faseamento para a implantação do eSocial, facilitando assim a adaptação das empresas às novas exigências.

Cronograma de implantação:

Fases

Procedimentos

Grandes empresas (*)

Demais empresas (**)

Órgãos públicos

Cadastros do empregador e tabelas

Janeiro/18

Julho/18

Janeiro/19

Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas

Março/18

Setembro/18

Março/19

Folha de pagamento

Maio/18

Novembro/18

Maio/19

Substituição da GFIP e compensação cruzada

Julho/18

Julho/19

Dados de segurança e saúde do trabalhador

Julho/19

(*) Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões

(**) Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)

Por isso, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP oferta um curso a distância sobre o tema “EAD - eSocial - regras de envio das informações trabalhistas”.

O assunto é explanado por Patrícia Capistrano, que atuou como consultora, coordenadora e gerente de produto no sistema Fortes Pessoal; Graduanda em Ciências Contábeis pela FANOR. Atualmente como Assessora de Conhecimento do Grupo Fortes.

O objetivo é apresentar o detalhamento das informações que deverão ser enviadas para o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial, visando qualificar os profissionais da área trabalhista para o correto cumprimento das obrigações acessórias instituídas pela legislação trabalhista e previdenciária.

No curso, serão abordados tópicos como: conhecendo o Projeto; eSocial e seus aspectos técnicos; Eventos Trabalhistas - Carga Inicial; Eventos Trabalhistas - Eventos não Periódicos; e Folha de Pagamento e Recolhimento das Obrigações.

Para participar, o valor é de R$ 60,00 Associados adimplentes e R$ 100,00 para os demais interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Outras opções

O Sindcont-SP ainda oferece ao Profissional da Contabilidade a possibilidade de se atualizar de onde ele estiver, por meio de capacitações sobre:  Planejamento TributárioAnálise das Demonstrações Contábeis.