IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Você preparado: há 68 anos Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis - CEDFC proporciona troca de informações e experiências

Postado em 16/05/2018.

 

Conheça o Centro de Estudos do Sindcont-SP!Às quartas-feiras, das 19h às 21h, uma rica rotina de aprendizado e de troca de informações e experiências se repete no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP . Trata-se das reuniões semanais do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC mantido pela Entidade. A poucos meses de completar 69 anos de atividade, o grupo conserva sua tradição de proporcionar discussões e esclarecimento de dúvidas sobre questões práticas da Contabilidade, além de congraçamento aos Associados participantes dos encontros.

            “Não há dúvidas de que o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis é uma das principais portas de entrada de nossa Entidade. Embora tenha inspirado iniciativas semelhantes em outras localidades e instituições, nosso grupo é único e muito eficiente em sua premissa de oferecer conhecimentos e atualização por meio da interação e da cooperação entre os participantes de cada reunião e também da mesa diretora dos trabalhos”, avalia o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato. Para o Profissional da Contabilidade, a presença nos encontros semanais do grupo é garantia de se manter informado sobre as novidades da Contabilidade e também legislativas, o que, na prática, é se manter sempre à frente no mercado de trabalho.

            Dinâmicas e interativas, as reuniões do Centro de Estudos são coordenadas por uma mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente e quatro secretários, que comandam os trabalhos a cada noite, com o intuito de orientar e organizar a participação dos Associados seja para o compartilhamento de dúvidas ou colaboração nas respostas. Claudinei Tonon, diretor Cultural do Sindcont-SP e presidente do CEDFC em 2013, afirma que esclarecer um assunto nos encontros do grupo é bastante simples. “Ao início de cada reunião, os participantes recebem uma ficha para redação de suas perguntas. As mesmas são recolhidas pelos secretários do Centro de Estudos, que as entregam ao presidente da mesa. Este, por sua vez, convidará um a um dos Associados autores das dúvidas para que se dirijam ao púlpito e direcionem as mesmas aos presentes. Pronto, o debate está iniciado, pois tanto os integrantes da mesa diretora quanto o público da noite contribuem com seus conhecimentos e experiências quanto ao tema em questão”, explica o Profissional da Contabilidade, que destaca que especialistas em diversas áreas participam das reuniões do núcleo, o que favorece e muito a discussão, pois sempre há alguém que entende domina o assunto em evidência e, assim, colabora com suas vivências. De nível básico a avançado, no grupo de estudos é possível o esclarecimento de assuntos Contábeis, Fiscais, Trabalhistas, Previdenciários e também Empresariais.

Presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis em 2018, Takeru Horikoshi defende que apesar de antigo, o grupo ésempre uma inovação. “Exige-se do Contabilista readequação a uma nova realidade, a um novo mundo profissional, em que há novas normas de Contabilidade e grande aprimoramento de Tecnologia da Informação - TI, e este é o espaço para quem busca o aperfeiçoamento técnico para este dia a dia”, avalia o Contador, que também é diretor do Sindcont-SP na Gestão 2017-2019. 

            Coração das reuniões do Centro de Estudos, a troca de informações e de experiências é respaldada juridicamente, a fim de oferecer aos participantes todas as perspectivas sobre o assunto em discussão, especialmente a legal. É por este motivo que também integram a mesa de trabalhos do CEDFC os Consultores Jurídicos do Sindcont-SP, Alberto Batista da Silva Junior, especialista em Direito Empresarial; Benedito de Jesus Cavalheiro, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário; e Henri Romani Paganini, especialista em Direito Tributário. “É muito valiosa a participação dos profissionais da Consultoria Jurídica da Entidade nas reuniões do grupo, já que muitas dúvidas são decorrentes das constantes novidades e alterações nas legislações Municipais, Estadual e também Federal”, aponta Claudinei Tonon. Tamanho impacto no desempenho das atividades profissionais dos Contabilistas, as novidades na legislação são antecipadas aos Associados participantes das reuniões do Centro de Estudos por meio da Manchete Semanal.

            Manchete Semanal, o boletim informativo do Centro de Estudos

            Disponibilizada gratuitamente, às segundas-feiras, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por meio do Portal da Entidade, a Manchete Semanal é um resumo dos textos das legislações dos Diários Oficiais da União, Estado e Municípios que serve como base para as discussões realizadas pelo Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC. O informe, elaborado pela mesa diretora dos trabalhos do grupo, complementa a formação dos Profissionais Contábeis, como suporte ao conhecimento técnico. “É válido destacar que a gestão à frente do Centro de Estudos é pelo período de um ano e que a participação na mesa, além da presença nas reuniões semanais do grupo, envolve o preparo da Manchete Semanal, trabalho que é realizado voluntariamente”, observa o diretor Cultural da Entidade. Associados do Sindcont-SP usufruem da comodidade de receber por e-mail as edições semanais do informativo, o que os mantêm atualizados com toda a legislação semanalmente.

            Presença o ABC Paulista e em Taboão da Serra

            Além de reuniões semanais na sede do Sindcont-SP, o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis também está presente em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra com reuniões mensais. Em setembro deste ano, junto ao aniversário de 69 anos do CEDFC em São Paulo, o grupo de estudos da cidade de São Bernardo completará 14 anos de atividades. No município, os encontros do núcleo são realizados às terceiras quintas-feiras de cada mês, das 19h às 21h, na Unidade Vergueiro da Faculdade Anhanguera.

            Na cidade vizinha, São Caetano do Sul, as reuniões do Centro de Estudos são realizadas às terceiras terças-feiras de cada mês, das 9h30 às 11h30. O município de Taboão da Serra encerra o ciclo de encontros às quartas quintas-feiras do mês, das 19h30 às 21h30, na unidade da Faculdade Anhanguera localizada no município.

            Mais Contabilista: no Sindcont-SP, sua carreira é prioridade

            No Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, a carreira dos Profissionais da Contabilidade é prioridade! As reuniões do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC são apenas alguns dos muitos benefícios oferecidos pela Instituição aos estudantes e Profissionais Contábeis associados. Presidente do Sindicato, Antonio Eugenio Cecchinato, explica o que é ser mais Contabilista. “Ser mais Contabilista é ter à disposição todos os serviços, recursos e ferramentas para o seu pleno desenvolvimento a valores acessíveis, é ter fácil acesso a todo o suporte necessário ao seu crescimento e ascensão, a tudo que possibilita a você ser o melhor profissional que puder”.

            E você, também quer ser mais Contabilista? Então, associe-se ao Sindcont-SP! Clique aqui e saiba como!

 

 

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Vanessa Azevedo
Fotos: Eros Casabranca
Edição:

Comunicação Sindcont-SP