Confira a consulta a primeiro lote de restituição do IR 2018

Postado em 08/06/2018.

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira,  a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

Esta primeira remessa contemplará 2.482.638 contribuintes, que receberão em suas contas o valor da restituição no dia 15 de junho. Como de costume, terão prioridade para receber a restituição idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos e com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Quem quiser saber se teve a declaração liberada pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, orientou a Receita.

Há ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Segundo a Receita Federal, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Texto: Katherine Coutinho, com informações da Receita Federal
Edição: Lenilde Pla de León