Aprenda mais sobre demonstrações contábeis e ainda pontue no PEPC

Postado em 06/08/2018.

Para ajudar os Profissionais da Contabilidade a se atualizarem sobre as regras contábeis e ainda cumprirem sua agenda no tocante ao Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP realizarão duas reuniões especiais do Grupo de IFRS neste mês de agosto.

Ambas as atividades creditarão dois pontos no Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC para AUD e PER.

A primeira delas ocorrerá no dia 9 de agosto, das 15h às 17h, na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, e focará nas “Notas Explicativas com Foco nos Balanços das PMEs”. As inscrições podem ser feitas aqui.

Na ocasião, serão explanadas as Demonstrações Contábeis; os modelos de notas explicativas; a declaração de conformidade; a declaração resumida das operações; as principais práticas políticas e contábeis; informações relevantes; informações de auxilio na ordem em que cada conta é apresentada na demonstração; caixa e equivalente de caixa; contas a receber; estoque; imobilizado; arrendamento mercantil; intangível; provisões e passivo e ativo contingente.

Já no dia 23 de agosto, a atividade ocorrerá das 19h às 21h, na sede social do Sindcont-SP, localizado na Praça Ramos de Azevedo, 202, Centro. As inscrições podem ser feitas aqui.

O tema principal será “Estoques: Contabilização e aspectos práticos”. O tema será explanado por Sidney Leone, que é Profissional da Contabilidade, pós-graduado em Engenharia de Produção, com MBA em Controller.

Na ocasião, serão abordados tópicos como: definição de ativos, tipos de estoques em diferentes sociedades (exemplos de atividades comerciais; industriais e prestadoras de serviços que reconhecem estoques); registros contábeis; contabilização de aquisições a vista e a prazo; contabilização de estoques em empresas industriais; questões fundamentais envolvidas no reconhecimento do estoque e na manutenção desses valores até o reconhecimento como despesa no resultado; valor do custo dos estoques a ser reconhecido como ativo e mantidos nos registros contábeis até que as respectivas receitas sejam reconhecidas; custos de transformação; custos nas empresas de serviços: conceitos gerais e contabilização; critérios de valoração do estoque; custo das vendas; e valor realizável líquido.