Os desafios do eSocial e a facilitação da busca por informação

Postado em 07/08/2018.

Apesar de ter sido prorrogado mais uma vez, ao menos para as pequenas e médias empresas e microempreendedores individuais, o eSocial tem se mostrado um desafio para os Profissionais da Contabilidade.

Justamente por isso, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP oferta um curso a distância sobre o tema, que é ministrado por Patrícia Capistrano, assessora de Conhecimento do Grupo Fortes. Com a EAD, é possível acessar as aulas de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando inclusive o seu smartphone.

Para tirar algumas dúvidas de quem não sabe ao certo como prosseguir na busca por conhecimento nesta área, conversamos com a profissional sobre as principais questões que envolvem o eSocial. Confira:

Qual é o principal desafio para as empresas na implantação do eSocial?

O principal desafio é a mudança de processos dentro das organizações, principalmente quando se fala dos pequenos empregadores.

Devido a falta de controle e fiscalização efetiva, muitos empregadores não têm processos definidos para as rotinas relacionadas aos seus trabalhadores, inclusive, no descumprimento da lei.

Admissões retroativas, atualizações cadastrais, folha de pagamento, entre outros, são situações que devem ser melhor controlados, planejados e acompanhamos para que as empresas evitem multas e penalidades.

Quais são as maiores dúvidas dos Contadores e dos empresários sobre esta nova obrigação acessória?

Bem, a principal pergunta é sobre a aplicação de multas e penalidades. Infelizmente, isso é o que gera mais dúvidas e questionamentos. No entanto, no meu ponto de vista, as empresas devem concentrar suas energias em organizar seus processos que, em muitas ocasiões com ações simples, essas multas e penalidades poderão ser facilmente evitadas.

Além disso, existe muita dúvida sobre as empresas que não tem empregados, autônomos e ainda retirada de pró-labore. Mesmo sem nenhuma movimentação os empregadores devem enviar os dados cadastrais da empresa e suas tabelas.

Quais pontos do eSocial merecem atenção das PMEs?

Verdade, os pontos que merecem atenção são os mesmos dos demais empregadores, ou seja, rever os processos de admissão, desligamentos, controle de afastamentos, detalhamento da folha de pagamento, etc. No entanto, as PMEs tiveram maior flexibilização da implantação do eSocial.

Neste sentido, elas poderão enviar as informações cadastrais da empresa e tabelas, bem como, os dados cadastrais dos trabalhadores, somente no mês de novembro de 2018. Porém, optar por essa possibilidade, pode se tornar uma casca de banana, pois o risco de ocorrem inconsistências aumenta consideravelmente.

É importante que estes empregadores enviem as informações respeitando cada fase, para que tenham a oportunidade de verificar as possíveis inconsistências e tenham tempo de corrigi-las.

Por que escolher um curso EAD?

Na era da tecnologia, as pessoas têm a oportunidades de aprimorar seus conhecimentos sem sair de casa. Por essa razão, um curso EAD oferece muitas vantagens, como a ausência de custo com deslocamento, aumento da produtividade, pois é possível encaixar o horário das aulas de acordo com as rotinas do aluno, entre outras.

Fotos: Arquivo pessoal