Centro de Estudos Especial, em 22 de agosto

Postado em 08/08/2018.

Em 22 de agosto, o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, iniciativa do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP que no próximo mês de setembro completará 69 anos, terá mais uma edição especial. Na data, o encontro será dividido em duas partes. Na primeira delas, das 19h às 20h, o empresário João Pedro Peres Rodrigues comandará palestra sobre “Grafotécnica e Documentoscopia como Ferramenta Contra Fraude Documental”. Já na segunda delas, das 20h às 21h, a reunião do grupo seguirá com sua tradicional dinâmica de perguntas e respostas. A participação na atividade é gratuita e as inscrições estão abertas. Clique aqui e faça a sua!

Dirigida a profissionais de qualquer área do conhecimento que sejam responsáveis por validar documentos, como Contadores, advogados, administradores de empresas, entre outros, a atividade objetiva tratar das possibilidades e técnicas para identificar documentos e indícios de fraudes. Para tanto, a palestra prevê em seu conteúdo programático a abordagem dos seguintes temas: Grafotécnica e Documentoscopia como ferramenta para reconhecer vestígios de fraudes em documentos; técnicas básicas para reconhecimento de assinaturas, com princípios aplicados com metodologia científica; quando pedir ajuda do perito judicial ou assistente técnico para auxiliar na análise documental; além de cases de fraudes e responsabilidade do gestor.

Proprietário do Instituto Peresiano Cursos e Treinamentos, João Pedro Peres Rodrigues é consultor em Inteligência e Segurança Corporativa – Serviços de Segurança Privada e jornalista e editor da revista “Fatos e Negócios”. É perito judicial e assistente técnico em Grafotécnica e Documentoscopia e em Atividades Subaquáticas. Professor de ensino superior desde 1994 em diversas disciplinas, como Processos Decisórios na Administração Estratégica. É graduado em Filosofia, com habilitações em Filosofia, Psicologia, Sociologia e História, mestre em Educação e pós-graduado em Política Estratégica; Estudos Avançados em Geopolítica e Estratégia; e Engenharia Ambiental, além de possuir MBA em Business Inteligence. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, onde coordena o curso de Inteligência Estratégica e Segurança Corporativa.

Grupos de Estudos do Sindcont-SP discutem temas práticos da profissão

Semanalmente, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP proporciona aos Profissionais da Contabilidade a oportunidade de debater e trocar experiências acerca de assuntos práticos e de interesse da área em seus Grupos de Estudos. Ao todo, três reuniões são realizadas por semana na Entidade, das 19h às 21h. Às terças-feiras, o tema Tributos e Obrigações é o foco das discussões. Já às quartas-feiras, o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC abre espaço para o esclarecimento de dúvidas nos âmbitos Contábil, Fiscal, Tributário, Trabalhista e Previdenciário. Por fim, às quintas-feiras, as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) ganham a atenção dos Contabilistas.

Sindcont-SP: a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo

Fundado em 1919, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão. A Instituição representa cerca de 87 mil Profissionais da Contabilidade nos 20 municípios que compõem sua base territorial e tem sua história dedicada à defesa dos interesses, ao fortalecimento e à valorização da Classe Contábil, para os quais promove inúmeras iniciativas.

Texto: Vanessa Azevedo
Fotos: Eros Casabranca