IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Contabilistas tiram suas dúvidas sobre Notas Explicativas para PMEs em SBC

Postado em 10/08/2018.

Na tarde de ontem (9), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP,  realizou uma palestra gratuita sobre Notas Explicativas para Pequenas e Médias Empresas – PMEs em São Bernardo do Campo. 

A atividade ocorreu na Universidade Metodista, reuniu cerca de 50 pessoas no auditório ‘Iota’ da instituição de ensino, e contou com a participação do vice-diretor Cultural do Sindcont-SP, Nobuya Yomura e do delegado do CRCSP Odilon Luiz de Oliveira Júnior. 

O tema foi explanado pelo professor doutor Álvaro Ricardino, que destacou que as notas explicativas são obrigatórias no balanço patrimonial das PMEs, dentro das IFRS para estes empreendimentos. 

"Quando a empresa decidir adotar as novas normas, é preciso ter em mente que não basta fazer a adaptação para este ano, é necessário também fazê-lo para o ano anterior, para que não se perca a comparabilidade do balanço", alertou o professor. 

Ricardino ainda explicou que, na adoção inicial das IFRSs, pode ser usado o valor atribuído para os bens que já perderam o seu valor, de acordo com o princípio da depreciação, por exemplo. Isso quer dizer que o Contador pode solicitar o parecer de um profissional com competência técnica para atestar o valor atual deste ativo. 

Por ser um assunto que ainda causa dúvidas entre os Profissionais da Contabilidade, o palestrante salientou que as Notas Explicativas não são algo tão complexo de se estruturar. “A empresa só precisa divulgar notas que considere importantes para explicar sua atividade ou para melhor entendimento das demonstrações contábeis. Não são todas as informações do balanço que precisam estar ali. E uma boa dica é ser objetivo e não colocar adjetivos no seu texto, para não influenciar o leitor”. 

Nova palestra 

No dia 23 de agosto, das 19h às 21h, uma nova palestra sobre demonstrações contábeis será realizada, desta vez na sede social do Sindcont-SP, localizado na Praça Ramos de Azevedo, 202, Centro. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui. 

Na ocasião, o tema abordado será “Estoques: Contabilização e aspectos práticos”. 

O palestrante da noite será Sidney Leone, que é Profissional da Contabilidade, pós-graduado em Engenharia de Produção, com MBA em Controller. 

Na palestra, serão abordados tópicos como: definição de ativos, tipos de estoques em diferentes sociedades (exemplos de atividades comerciais; industriais e prestadoras de serviços que reconhecem estoques); registros contábeis; contabilização de aquisições a vista e a prazo; contabilização de estoques em empresas industriais; questões fundamentais envolvidas no reconhecimento do estoque e na manutenção desses valores até o reconhecimento como despesa no resultado; valor do custo dos estoques a ser reconhecido como ativo e mantidos nos registros contábeis até que as respectivas receitas sejam reconhecidas; custos de transformação; custos nas empresas de serviços: conceitos gerais e contabilização; critérios de valoração do estoque; custo das vendas; e valor realizável líquido.

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações