Sindcont-SP festeja os 69 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis

Postado em 20/09/2018.

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP comemorou na noite desta quarta-feira (19) o aniversário de 69 anos do seu Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis - CEDFC.

A mesa solene foi composta por: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade - APC; Francisco Sant"Anna, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon Nacional; Takeru Horikoshi, presidente do CDEFC; Marcelo Muzy do Espírito Santo, presidente do CDEFC de São Bernardo; Arnaldo Faria de Sá, deputado federal; Sergio Prado de Mello, presidente do Instituto Paulista da Contabilidade - IPC.

Medalha Luiz Fernando Mussolini

No evento, dois profissionais foram agraciados com a medalha professor Luiz Fernando Mussolini: os Contabilistas Mitsuko Kanashiro da Costa e Edmundo José dos Santos.

Mitsuko contou que é Associada do Sindicato há dez anos e que conheceu a Entidade após participar de uma palestra promovida por ela.

"No dia em que eu participei pela primeira vez de uma reunião do CEDFC, já me associei ao Sindcont-SP. O Centro de Estudos se tornou minha segunda casa. Trata-se de uma comunidade na qual sempre encontramos soluções para os nossos problemas - que são muitos", relatou a Contadora.

Edmundo, por sua vez, contou que em todos os cargos pelos quais passou, deu o seu melhor. "Ao longo das reuniões do Centro de Estudos fiz inúmeros amigos. Nesta noite, celebrando entre pessoas queridas, relembro a presença do consultor jurídico Ernesto das Candeias, que tanto nos brindou por anos com seu conhecimento. Agradeço ao Sindicato pela homenagem e vou continuar colaborando para o crescimento da nossa profissão".

Representantes

Na ocasião, Domingos Orestes Chiomento representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Em seu discurso, o presidente da APC falou que se sentiu honrado em representar tais instituições em um evento tão importante para a Classe Contábil como a Semana Paulista da Contabilidade.

"Estamos vivenciando um momento que não temos como escapar: ou nos adaptamos à Contabilidade ou seremos engolidos por ela. O Profissional da Contabilidade tem o dever de contribuir por meio dos seus conhecimentos com o crescimento das empresas, por isso são essenciais para o mundo".

Carolina Tancredi representou os ex-presidentes do CEDFC e contou que foi no grupo que obteve os conhecimentos necessários para exercer seu trabalho da melhor forma possível.

O atual presidente do Centro de Estudos, Takeru Horikoshi, em sua fala, salientou a importância da busca por conhecimento e do congraçamento que o grupo proporciona aos seus participantes.

Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato, afirmou que com a comemoração do CEDFC foram abertos os trabalhos da 7ª Semana Paulista de Contabilidade, que seguirá até o dia 22 de setembro, na sede da Entidade. Durante o evento serão comemorados o Dia do Contador e o início da Primavera.

"O Centro de Estudos é a célula mais importante do Sindicato. Este é um lugar de amizade e de conhecimento. Nas reuniões do grupo encontramos um congraçamento e busca por conhecimento inspiradores. As homenagens desta noite são justas e merecidas, porque estes profissionais muito colaboraram com o CEDFC".

Apoio

A 7ª Semana Paulista da Contabilidade é realizada com Patrocínio Diamante da Asplan Sistemas. A BDO é Patrocinadora Cultural do evento, enquanto a Qualicorp é Patrocinadora Institucional. A Fortes Tecnologia é Patrocinadora Prata da sétima edição do encontro e a Contmatic Phoenix e a KPMG são Patrocinadores Bronze. São Apoiadores à Educação Profissional Continuada da iniciativa a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC e o Dr. Sorriso. Apoiam institucionalmente a sétima edição da Semana Paulista da Contabilista o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e Academia Paulista de Contabilidade – APC. A Superteia é fornecedora de tecnologia do evento.

Fotos: Katherine Coutinho