Unicid recebe a 26º edição do Epac

Postado em 06/11/2018.

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP está promovendo do dia 5 ao dia 8 de novembro a 26ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid. Ontem, 5, na abertura do evento, ocorreram diversas atividades simultâneas, onde os alunos tiveram a oportunidade de escolher entre seis temas diferentes, doisque mais lhes atraíam.

Na noite de abertura foram apresentados os seguintes assuntos: Funções básicas da calculadora financeira HP 12-C, apresentado por Clóvis Damiano; Evolução da Contabilidade: dos primórdios da Contabilidade até o IFRS, explanado por Lourivaldo Lopes; Preços sem Tributação x Preços com Tributação e Preços com Tributação x Preços em Tributação: uma abordagem prática fiscal e contábil, ministrado por Francisco Ventura; e Modelo conceitual das normas de apuração e pagamento do IRPJ, PIS/ PASEP, Cofins e adoção inicial da lei nº 12.973, com Mariano Yoshitake e também foram realizadas diversas apresentações de trabalhos acadêmicos pelos alunos de graduação e pós graduação.

Entre os vários seminários expostos pelos alunos, um deles tratou da Gestão Ambiental, que teve grande destaque no evento. Os alunos concluíram que apesar de poucas empresas no mercado serem sustentáveis existe uma forte tendência de maior engajamento destas empresas com o meio ambiente.

Wagner Pagliato, coordenador do curso de Ciências Contábeis na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid agradeceu a presença de todos e, em especial, o empenho dos alunos que apresentaram os trabalhos, ressaltando a importância da disseminação do conhecimento. “Os seminários realizados pelos estudantes valem mais do que uma nota no boletim, pois trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo debater e transmitir informações sobre os assuntos pertinentes à Classe Contábil”, afirmou.

O evento continua hoje, com diversos assuntos e na quarta-feira, 7, haverá uma seção especial do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis – CEDFC, juntamente com outras palestras. Confira a programação.

Apoio

O 26º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac teve patrocínio Diamante da Asplan Sistemas, enquanto a BDO foi patrocinadora Cultural da iniciativa e a Qualicorp manteve o patrocínio Institucional. A Fortes Tecnologia foi a patrocinadora Prata do Encontro e a Contmatic Phoenix e a KPMG foram patrocinadores Bronze. Foram também apoiadores à Educação Profissional Continuada da iniciativa a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp e a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC. Apoiaram institucionalmente a 26º edição do Epac: o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon – 5ª Seção Regional; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e a Academia Paulista de Contabilidade – APC.

Texto: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Bruna Lyra Raicoski