Estudantes de Ciências Contábeis tiram dúvidas em reunião especial do CEDFC no 26º Epac

Postado em 08/11/2018.

Aproximar os estudantes de Ciências Contábeis da realidade profissional que elas encontrarão quando se formarem e começarem a exercer a profissão é um dos objetivos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP. Esse, inclusive, é o propósito do 26ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, realizado na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid.

Na noite desta quarta-feira (7), os estudantes puderam participar de uma reunião especial do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, com os ex-presidentes do grupo.

A mesa solene foi presidida pela Contadora Josefa Possidonio Dapper e contou também com a participação dos diretores do Sindcont-SP: Milton Medeiros, Edna Magda Ferreira Goes, Marina Suzuki e Edmundo José dos Santos, juntamente ao consultor jurídico da Entidade, Alberto Batista da Silva Júnior.

Também participaram da atividade os diretores Celina Coutinho, Dorival Fontes, Lúcio Francisco da Silva e Aparecido Diniz, bem como os associados Valdir Dantas, Jô Nascimento e João Antunes, sob a coordenação do diretor Cultural do Sindicato, Claudinei Tonon.

Na ocasião, os alunos puderam tirar dúvidas sobre procedimentos com os quais se deparam em sua rotina de trabalho.

As principais dúvidas foram sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais - EFD-Reinf, Simples Nacional e abertura de empresas.

Os estudantes questionaram o tempo que leva para abrir uma empresa e o fato de muitos clientes não entenderem que este é um processo burocrático, com etapas que variarão de acordo com o tipo de empreendimento.

“O tempo que levamos para fazermos a abertura de uma empresa precisa diminuir. O tempo de resposta dos órgãos envolvidos, até mesmo para simples consultas, pode ultrapassar os 20 dias. Este processo poderia ser mais ágil”, afirmou Claudinei Tonon.

Continuação

As atividades do 26º Epac terminarão nesta quinta-feira (8), com uma palestra sobre as possibilidades de atuação dos Profissionais Contábeis, que será ministrada por Márcio Teruel Tomazeli, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP, e uma reunião do Grupo de Estudos de IFRS do Sindcont-SP, que tratará do tema: “Compliance – Contabilidade como ferramenta de apoio e transparência”.

Apoio

O 26º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac tem o patrocínio Diamante da Asplan Sistemas, enquanto a BDO é patrocinadora Cultural da iniciativa e a Qualicorp mantém o patrocínio Institucional. A Fortes Tecnologia é a patrocinadora Prata do Encontro e a Contmatic Phoenix e a KPMG foram patrocinadores Bronze. São também apoiadores à Educação Profissional Continuada da iniciativa a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp e a Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC. Apoiam institucionalmente a 26º edição do Epac: o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon – 5ª Seção Regional; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e a Academia Paulista de Contabilidade – APC.

Fotos: Katherine Coutinho