IndicarIndique este portal FavoritarAdicionar aos favoritos
Notícias

Grupo de IFRS e Gestão Contábil inicia atividades com palestra sobre custo-alvo

Postado em 11/01/2019.

 

O custeio-alvo é um instrumento da gestão estratégica de custos. Assim, iniciou sua palestra o professor e superintendente de Controladoria dos Sorvetes Jundiá, Alexandre Astrogildo Monsão que, por meio da sua explanação, compartilhou com os profissionais contábeis sua pesquisa de mestrado profissional em controladoria empresarial sobre a otimização da estrutura de custos, para viabilização do relançamento de uma linha de produtos em uma indústria de sorvetes.

O assunto abordado foi debatido na palestra sobre otimização de custos, realizada na última quinta-feira, 10 de janeiro, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, e que marcou o retorno  das atividades do Grupo de IFRS e Gestão Contábil da Entidade.

Segundo o especialista, o mercado que determina o preço, mas é importante enxergar as diferentes formas dele a fim de trabalhar internamente o custo. “Não devemos falar em reduzir e, sim, em otimizar algo completo e que devemos pensar a partir de agora”, explicou.

Dentre os assuntos abordados por Alexandre, ele falou sobre suas experiências aplicadas na Sorvetes Jundiá, além de apresentar o passo a passo da sua pesquisa de mestrado que teve como objetivos específicos a otimização do custo total do produto sem fazer com que o mesmo perca sua qualidade, como também alcançar o lucro alvo esperado, fazendo com que a empresa trabalhe para que se alcance o lucro alvo.

“Considerando que o custo máximo admissível não tinha sido alcançado no primeiro momento, foi possível, por meio da aplicação da revisão da estrutura de custos, otimizá-la, para decompor o produto em atributas funções e eliminar o custo-alvo, chegando assim, muito próximo ao custo máximo admissível”, frisou.

O diretor Cultural e vice-diretor Secretário do Sindcont-SP, Claudinei Tonon e Milton Medeiros de Souza, respectivamente, intermediaram a palestra.

 

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte
Edição:

Comunicação Sindcont-SP