Sindcont-SP promove debate sobre contabilidade de custos e gestão estratégica para os negócios

Postado em 01/02/2019.

Em noite de casa cheia, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu, na última quinta-feira, 31 de janeiro, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, um debate sobre os aspectos gerais e técnicos da Contabilidade de Custos e Gestão Estratégica.

Com uma linguagem simples e adequada, no intuito de facilitar o entendimento e reflexões dos participantes, além da execução de métodos práticos, a palestra foi ministrada pelo professor e mestre em Ciências Contábeis Windsor Espenser Veiga. O diretor Cultural do Sindcont-SP e o conselheiro do CRCSP e diretor do Sindicato, Claudinei Tonon e Takeru Horikoshi, respectivamente, intermediaram o debate.

Entre os assuntos abordados no evento, Veiga fez um paralelo sobre a Contabilidade Financeira e Gerencial, Contabilidade de Custos e suas metodologias de custeio e Gestão Estratégica, apresentando casos e exemplos práticos. “O assunto Contabilidade de Custos possibilita a todos nós, estudantes, pesquisadores e profissionais da contabilidade, reflexões e estratégias de apropriação nas entidades, sejam elas industriais, comerciais, de serviços, e também nas atividades governamentais e do terceiro setor. E ainda, em nosso dia a dia”, frisou o professor.

Ao aprofundar e detalhar sobre os aspectos gerais e técnicos da Contabilidade de Custos, seus conceitos básicos, diferenças entre custo e custeio, gastos, despesas, perdas, formas de apresentação de estoque, entre outros aspectos, Windsor Espenser citou que, o profissional da Contabilidade tem competências e habilidades dentro de um processo reflexivo e sem julgamento de valores, que podem direcionar a solução de gargalos operacionais e de custos inadequados, bem como à adequação da quantidade produzida.

“A utilização da Contabilidade de Custos - Gestão Estratégica demonstra ser uma importante ferramenta de cunho gerencial. E o profissional contábil é um componente imprescindível no apoio aos gestores, na difícil tarefa de tomada de decisões. Os contadores precisam ocupar seu espaço nesse mundo globalizado e extremamente competitivo dos negócios, antes que outros o façam”, finalizou o docente.

A palestra fez parte das tradicionais reuniões técnicas do Grupo de IFRS e Gestão Contábil que acontecem semanalmente, e contou com o apoio institucional das Entidades Congraçadas de São Paulo.

Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte