Notícias

José Heleno Mariano: O conhecimento é a base da história do Sindcont-SP

Postado em 06/02/2019.

 

Como parte das comemorações do ano do centenário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, a ser completado no dia 19 de julho de 2019,  estamos produzindo uma série especial de perfis de ex-presidentes da Entidade, e de pessoas que de modo geral contribuíram para a feliz construção de sua historia, neste seu Jubileu de Jequitibá – árvore símbolo de resistência e longevidade.

Iniciamos estas edições especiais, com o perfil profissional do professor José Heleno Mariano, que presidiu a Entidade na gestão 2008-2010, e teve a oportunidade de comemorar o Jubileu de Álamo, da Entidade, pelos seus 90 anos de existência, completados em 19 de julho de 2009.

Nascido na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, em 9 de junho de 1945, graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP, com mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais também pela PUC-SP José Heleno Mariano é especialmente conhecido por sua atuação como professor universitário.

Então, como docente, seu intuito sempre foi melhorar o acesso dos profissionais da Contabilidade à informação e à capacitação. Para isso, sua estratégia na presidência do Sindcont-SP foi aproximar ao máximo os associados da Entidade.

“Sempre acreditei na importância de unir profissionais com experiência no mercado a estudantes de Ciências Contábeis. Por isso, em nossa gestão, adotamos o programa Centro de Estudos e Debates Fisco- Contábeis – CEDFC itinerante, que levava contadores e especialistas até as faculdades para debaterem temas relevantes da área com os estudantes. Posteriormente, esta ação foi modificada para se tornar o que hoje conhecemos como Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac”, relata o professor Heleno Mariano.

Durante a sua gestão, também foram inaugurados os grupos de estudos de IFRS e de ICMS, visando auxiliar ainda mais os associados sobre temas de seu interesse direto.

Porém, nem só de educação se fez sua gestão. Preocupado com o bem estar físico dos profissionais, o então presidente instituiu a Semana de Saúde dos Contabilistas, que até o dia de hoje é realizada na sede da Entidade com grande sucesso, visto que além de dar orientações médicas, proporciona a feitura de exames e medições gratuitamente aos associados e a seus familiares. Também são iniciativas de sua gestão a Ouvidoria do Sindicato, canal de comunicação direta com a base de profissionais e ainda o concurso infanto-juvenil de Cartão de Natal, que vem  estimulando a criatividade dos filhos dos associados e colaboradores do Sindicato até os dias atuais, agraciando-os com prêmios e, inclusive, o  cartão vendedor é escolhido para ser utilizado pela Entidade  naquele  fim de ano, para reforçar seus relacionamentos com a base, os parceiros, os patrocinadores e outros envolvidos com o Sindicato.

“Todas estas ações tiveram por objetivo aproximar ao máximo os contabilistas do Sindicato, ajudando-os a se capacitarem, a cuidarem da sua saúde e a se confraternizarem com seus pares. Neste sentido, acredito que contribuímos com o crescimento desta Entidade, que há quase 100 anos trabalha em prol da Contabilidade e dos profissionais que nela militam”, salientou Mariano.

“Para mim e, creio que para todos os membros da diretoria que me acompanharam naquele período, foi um prazer dar a nossa contribuição para sedimentar mais um degrau nesta história de lutas e pujança desta Casa, e os nossos votos são que os próximos 100 anos sejam de sucesso e de evolução na Contabilidade, para que os profissionais possam se dedicar a auxiliar de fato a gestão de negócios, sem ficar tão presos à prestação de informações aos fiscos”, declarou o presidente da gestão 2008 -2010, José Heleno Mariano.

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Arquivo
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações