Confira a nova edição do Mensário do Contabilista

Postado em 13/03/2019.

A edição de março do Mensário do Contabilista traz, gratuitamente, uma série de novidades e informações importantes para quem atua com Contabilidade Brasil afora. Entre elas está o início do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF, que segue até o dia 30 de abril.

Neste ano, a Receita Federal do Brasil - RFB espera receber, 30,5 milhões de documentos, 1,23 milhões a mais do que no ano passado.

Este é um momento de bastante trabalho e cuidado redobrado para não cair nas garras do fisco à toa. Por falar em malha fina, em 2018, 628 mil documentos não passaram pelo crivo do fisco.

Isto prova a importância de conversar com o cliente e orientar sobre os documentos que precisam ser apresentados neste processo.

eSocial

Nesta edição da publicação, feita pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, há ainda uma entrevista exclusiva sobre a quinta e última etapa do eSocial, com a gerente de Iniciamos mais uma temporada do IRPF 2019 com orientações aos profissionais da Contabilidade planejamento da LG lugar de gente, Sátilla Silva, que fala dos principais percalços dos contadores e micro e pequenos empresários para se adequar à folha de pagamento digital.

Impostos

Há ainda um artigo assinado pelo professor de Direito Tributário, Miguel Silva, sobre a interpretação apressada da RFB sobre o modus operandi da exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS na base de cálculo do Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - PIS/Cofins.

Futuro próximo

Em outra matéria, trataremos das previsões da economia neste novo governo. E as notícias são muito animadoras para nós, contadores, afinal o mercado começou o ano confiante e a ideia é investir mais nos próximos 12 meses.

A afirmação é do Índice de Confiança do Empresário do Comércio - Icec, que atingiu, em janeiro último, o melhor resultado desde 2016, com 114 pontos. Os números refletem a retomada gradual da economia do País, e sinalizam boas perspectivas futuras para o setor contábil, que está diretamente ligado aos demais segmentos da economia.

Confira a edição deste mês e mantenha-se atualizado!