Demonstrações contábeis são pontuadas em reunião do Grupo de IFRS e Gestão Contábil

Postado em 15/03/2019.

O Grupo de Estudos de IFRS e Gestão Contábil do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP promoveu, na última quinta-feira, 14 de março, uma palestra sobre as Demonstrações Contábeis, incluindo Notas Explicativas.

A apresentação aconteceu na sede do Sindicato e foi ministrada por Frederico Otavio Sirotheau Cavalcante, que é profissional da Contabilidade, com especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica e doutorando em Contabilidade.

Entre os assuntos abordados em sua apresentação, Otavio explicou sobre as diferenciações entre NBC e TG 1000, como: as principais peças contábeis e suas evoluções, utilização da demonstração contábil como gestão, aspectos financeiros que impactam nas demonstrações contábeis, procedimento e dicas para melhorar as divulgações e notas explicativas, mudanças de foco na preparação das demonstrações contábeis de acordo com o cliente, evolução das normas e seus impactos nas demonstrações financeiras, entender algumas atualizações contábeis que estão impactando o mercado, procedimentos de mudanças de politicas contábeis, dicas para empreendedores sobre prestação de serviços nas demonstrações contábeis com alta demanda, e exemplos práticos com exercícios.

Ao perguntar aos profissionais contábeis o que é e para que serve a contabilidade, o palestrante apresentou duas questões: a primeira, que é a incorreta, que diz que a profissão é um sistema burocrático desenvolvido por profissionais frustrados e sem imaginação e que serve apenas para calcular impostos contribuindo para aumentar a excessiva carga tributária brasileira. “Já a segunda resposta, que tenho a certeza que todos irão concordar comigo, que a contabilidade é uma ferramenta dinâmica e eficiente que registra e controla todas as operações da empresa e fornece informações úteis para a tomada de decisões por parte de diversos usuários”, disse ele, ao frisar o dinamismo e evolução que a profissão exige atualmente.

Frederico ainda abordou sobre o Código Civil Brasileiro, as Normas Brasileiras de Contabilidade - ITG 2000 – Escrituração Contábil; as responsabilidades do contador; as normas a serem aplicadas: CPC FULL (51), NBC TG 1000 ou ITG 1000; além das características qualitativas da informação contábil, entre outros assuntos.

A palestra contou ainda com a participação do diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, que convidou os profissionais contábeis a conhecerem o Sindicato e toda a sua estrutura e serviços oferecidos aos associados, em especial nesse ano de 2019, que a Entidade comemora os seus 100 anos de fundação. E também, do conselheiro do CRCSP, Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior.

Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte