Diretora do Sindcont-SP media painel no Summit Contábil, em Santos

Postado em 18/03/2019.

Na última sexta-feira (15), a diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Celina Coutinho, mediou um painel sobre “Ética Profissional: a manifestação do feminino nas organizações”, realizado no Summit Contábil em Santos.

Participaram da atividade a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais - CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul - CRCMS, Iara Sônia Marchioretto.

Durante a discussão, a presidente Marcia Ruiz Alcazar disse que foi necessária a ousadia de várias gerações de mulheres para que hoje 47% da profissão contábil fossem ocupados pelo gênero feminino. “A desigualdade de gêneros prejudica o homem também”, disse Marcia. “Se ele manifesta emoções, é repreendido por parecer uma mulherzinha.”

Na ocasião, Iara Marchioretto lembrou um ponto importante para a discussão: a mulher ainda hoje, apesar das conquistas que obteve, sofre desigualdade salarial. “A mulher precisa aprender a lidar com o gênero masculino para conseguir mais igualdade”.

Assim, Celina salientou a necessidade de criar oportunidades para que as mulheres empreendedoras ocupem seu espaço e mudem o panorama de negócios. “A manifestação do feminino elimina barreiras e cria oportunidades para homens e mulheres juntos transformarem padrões sociais, econômicos e políticos”.

Texto: Com informações do CRCSP
Fotos: CRCSP