Wagner Pagliato: É importante aproximar estudantes de profissionais da Contabilidade

Postado em 10/04/2019.

Muitos profissionais contribuíram ao longo dos anos para fortalecer o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, ainda que sem necessariamente assumirem um posto dentro da Entidade. Este é o caso do contador Wagner Pagliato, que seguiu pelo caminho da docência, mas sempre foi um parceiro do Sindicato.

O profissional é diretor do curso de Ciências Contábeis e coordenador dos cursos de pós-graduação em Controladoria e Finanças Corporativas na Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, além de auditor. Este conhecimento em docência o fez incentivar seus alunos a buscarem informações em diversas fontes.

Assim, recebeu de braços abertos diversas edições do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.

“A aproximação de alunos e profissionais, somada à proximidade de alunos com os dirigentes das diversas entidades congraçadas são muito importantes, pois, para os alunos, estas pessoas são seus ídolos e deveriam estar mais próximos de quem ainda não ingressou no mercado”, afirmou.

Pagliato é contador, pós-graduado e mestre em Administração e mestrando em Educação, e está há quase 30 anos na Unicid.

Além de professor, Wagner ainda é empresário contábil, tendo ingressado na profissão com 13 anos de idade. Desde então, passou pelos segmentos de auditoria e controladoria até abrir seu próprio escritório.

O profissional conheceu o Sindicato ainda quando estudante, na própria Unicid, mas aprofundou esta relação por meio dos diversos profissionais ligados à Entidade, que são ex-alunos da instituição de ensino, como Jair Gomes de Araujo, Sebastião Gonçalves (já falecido) e Raul Correa.

Segundo o professor, a Entidade ajuda a consolidar relacionamentos com colegas de profissão, o que é importante, porque “a Contabilidade é uma profissão muito solitária”, salienta.

Para os próximos 100 anos do Sindicato, Pagliato dedica um verso de Fernando Pessoa:

“Não importa se a estação do ano muda...

Se o século vira, se o milénio é outro.

Se a idade aumenta...

Conserva a vontade de viver,

Não se chega a parte alguma sem ela.”

Esta história integra as começorações ao centenário do Sindcont-SP, que será comemorado no dia 19 de julho deste ano. Por isso, trazemos o ponto de vista de uma série de profissionais, que de alguma forma, contribuíram para o crescimento e fortalecimento da Entidade.