Notícias

Sindcont-SP conclui ciclo de palestras sobre IRPF em Taboão da Serra

Postado em 10/04/2019.

Na noite desta terça-feira (9), o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP encerrou o ciclo de palestras sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – Dirpf em parceria com a Receita Federal. A última atividade deste ano foi realizada em Taboão da Serra, na Faculdade Anhanguera. 

Assim como nas demais palestras, a explanação foi realizada por Valter Aparecido Koppe, que é auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1993, professor e instrutor da Escola de Administração Fazendária (Esaf), e assistente de Comunicação da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Limeira desde 1994. 

Apesar de este ser um ano com poucas mudanças no modelo e nas regras da declaração, os estudantes, que também participarão de um laboratório, no qual atenderão a população fazendo o envio da Dirpf, tinham muitas dúvidas sobre o tema. 

A um deles, Valter Aparecido Koppe explicou que quem vender um imóvel ou mais e utilizar o dinheiro para comprar outro imóvel em até 180 duas tem isenção do imposto sobre ganho de capital. Porém, se o contribuinte tiver feito transação semelhante nos últimos cinco anos, ainda será preciso declarar o imposto de renda. 

Um dos pontos destacados pelo palestrante é a necessidade de atentar a todas as condições que geram a obrigatoriedade de envio da Dirpf. Isso porque ainda que o contribuinte não se enquadre na média de renda que torna o envio indispensável, há outros detalhes que podem fazê-lo. 

Koppe esclareceu ainda que só devem declarar os residentes do Brasil. Os não residentes não entregam em hipótese alguma. Além disso, quem sair do Brasil com fins de moradia em outro país precisa informar sua saída, assim como quem voltar também precisa avisar acerca do retorno ao país. 

“Quem não é obrigado a entregar e ainda assim quiser fazê-lo pode. E, neste caso, o contribuinte não está preso ao prazo válido para os demais, podendo fazer esse envio em até cinco anos”, afirmou. 

Ao final do evento, o diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, o coordenador e o secretário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato em Taboão da Serra, Alexandre da Rocha Romão e José Antonio Santos de Mello, respectivamente, entregaram um certificado de participação ao palestrante. 

“Agradecemos muito à Receita Federal pela parceria neste ciclo de palestras, que levou informações muito importantes tanto aos profissionais da Contabilidade quanto aos estudantes de Ciências Contábeis. A maioria das palestras lotou, tamanha a busca por informações deste público. Por isso, este modelo de parceria é tão importante”, destacou Claudinei Tonon.

 

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações