Notícias

Miguel Silva fala sobre novo regulamento do IR em Café Contábil no Sindcont-SP

Postado em 15/04/2019.

 

Em uma manhã de muito aprendizado, troca de informações e network, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, promoveu nesta segunda-feira, 15 de abril, em sua sede social, um "Café Contábil" especial para analisar o novo Regulamento do Imposto de Renda - RIR/18 – Análise Prática. A explanação do assunto ficou por conta do Advogado e Contabilista, especializado em Direito Empresarial, o professor Miguel Silva. 

O evento, que engloba uma série de atividades que o Sindicato vem promovendo ao longo do ano em comemoração aos 100 anos de fundação, reuniu cerca de 100 pessoas entre associados e profissionais contábeis.

Representando o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, o vice-presidente, Geraldo Carlos Lima, fez a abertura das atividades. “É sempre uma alegria imensa ver essa casa cheia, temos a certeza que a nossa manhã será de muito conhecimento e capacitação profissional”, pontuou ele, ao lembrar aos participantes que o Sindicato está em plena comemoração pelos seus 100 anos de fundação “A Entidade celebra neste ano de 2019 o seu Centenário – são 100 anos de muitas histórias e conquistas em defesa do Profissional da Contabilidade e prospecção da educação continuada, já que o nosso DNA está enraizado na defesa, valorização e aperfeiçoamento profissional e, claro, em especial do nosso Associado”.

Miguel Silva iniciou sua apresentação citando o professor e um dos fundadores e presidente do Sindcont-SP nas Gestões 1919-1920 e 1922, Francisco D"Auria que, ao longo da sua carreira de docente, deixou como legado 23 livros. “A contabilidade cuida de registros e contabiliza patrimônios”, disse ele, ao citar as inúmeras referências eternizadas pelo primeiro presidente da Entidade, além dos seus pensamentos visionários.

“Estamos na Era da informação – aliás, uma época muito desafiadora em que aprendemos, desaprendemos e aprendemos novamente”, citou Miguel Silva, ao exemplificar os caminhos que os profissionais devem seguir para desvendar os 1050 artigos disponíveis no novo regulamento do IR que, segundo ele, foi consolidado visando dar clareza as regras tributárias diante das normas contábeis.

De acordo com o especialista em Direito Empresarial, uma das dicas essenciais para analisar o novo RIR/18, é saber identificar os elementos constitutivos do objeto “A interpretação correta começa com a identificação da natureza dos elementos”, falou Silva, ao destacar ainda em sua apresentação, as demonstrações dos reflexos das operações mutativas patrimoniais, elementos constitutivos, receitas, as caracterizações para efeito de incidência do IRPJ, entre outros aspectos.

Parceria Sindcont-SP e Saberplay

Um dos pontos altos do evento, foi o anúncio de uma parceria firmada entre o Sindcont-SP e  SABERPLAY para oferecer aos associados da Entidade aperfeiçoamento profissional. O novo canal SABERPLAY será disponibilizado através de uma plataforma streaming (via internet) e funcionará como os canais de entretenimento já oferecidos pelo mercado em que, o assinante do curso, assistirá o conteúdo em uma multiplataforma, quando e onde quiser, inúmeras vezes. O associado do Sindicato terá o benefício de receber 10% de desconto na nova parceria. 

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte
Edição:

Comunicação Sindcont-SP