Notícias

Profissionais Contábeis debatem Ativo Imobilizado, Avaliação e Contabilização

Postado em 10/05/2019.

 

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu, na última quinta-feira, 9 de maio, em sua sede, uma palestra para debater sobre o Ativo Imobilizado - Avaliação e Contabilização.

A ação, promovida pelo Grupo de IFRS e Gestão Contábil do Sindicato, foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.

Em fase de credenciamento de acordo com a Norma EPC, o tema foi explanado por Antonio Cocurullo, que é profissional da Contabilidade, mestre em Administração de Empresas, Auditor Independente, professor universitário e membro do Ibracon.

Seguindo uma agenda de assuntos pontuados em sua explanação, Cocurullo falou sobre as normas aplicáveis, definições, reconhecimento e mensuração inicial, mensuração subsequente, desreconhecimento e indenização e casos práticos. “A norma tinha de tudo para ser fácil, mas, o ativo imobilizado é peça fundamental em determinados negócios para algumas atividades”, frisou o especialista.

Ao explicar sobre os objetivos das normas, o professor citou que um dos itens práticos é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados. “Os principais pontos a serem considerados são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos”, disse.

Em outro ponto, Antonio Cocurullo trouxe aos participantes casos e exemplos práticos para serem debatidos durante sua apresentação.

Além do profissional contábil, a palestra contou com a participação do diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, que representou o presidente Antonio Eugenio Cecchinato, e a conselheira do CRCSP, Selma do Carmo Ribeiro, que falou em nome da presidente Marcia Ruiz Alcazar.

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte
Edição:

Comunicação Sindcont-SP