Notícias

Antonio Sofia: O trabalho em conjunto é essencial para termos um Sindicato forte

Postado em 05/06/2019.

Cem anos não são cem dias. Ao longo destas décadas de história, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP construiu relacionamentos e contribuiu para o desenvolvimento da Contabilidade enquanto profissão.

Então, em comemoração ao centenário da Entidade, que será celebrado este ano, damos sequência à série de perfis especiais, com profissionais que fazem parte desta história. Hoje, com o diretor Financeiro do Sindcont-SP, Antonio Sofia.

Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis; Sofia ocupa o posto de diretor Financeiro do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo desde 2014. Porém, o profissional também já foi membro do Conselho Fiscal da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP e diretor no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Informações do Estado de São Paulo – Sescon-SP.

Porém, seu relacionamento com o Sindicato começou muito antes, mais especificamente em 1990, quando seu sócio Manoel de Oliveira Maia o apresentou à Entidade, levando à sua associação.

Para Antonio Sofia, este passo o ajudou a crescer profissionalmente. “O Sindcont-SP contribui com o crescimento de todo profissional da Contabilidade, essencialmente pelos cursos, palestras e centros de estudos, sempre buscando temas da atualidade, além disso, o sindicato oferece a oportunidade da troca de experiências, integração e amizade com demais profissionais”, relatou.

Ao longo de sua carreira, Sofia foi agraciado com a Medalha “Honra ao Mérito”, outorgada pelo Sindcont-SP em 2010, e da medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, outorgada pelo CRCSP em 2011.

Porém, um dos seus maiores desafios é justamente integrar a diretoria do Sindcont-SP. “É desafiador estar à frente dessa diretoria, que requer cuidados, conservadorismo e rigidez. Trata-se das finanças arrecadadas de aproximadamente 80.000 contabilistas, que depositam sua confiança e esperança de que o Sindicato faça o melhor para os profissionais”, salientou.

Entre as principais conquistas do Sindicato nos últimos anos, Antonio Sofia destaca o fato de a Entidade conseguir manter um considerável número de associados e filiados, o que a mantém viva e atuante durante estes 100 anos de existência, além de ser reconhecida pela sociedade e estar presente na luta pelo profissional e pelo desenvolvimento do País.

Para os próximos anos, a expectativa é positiva, apesar dos desafios. “Sabemos que a reforma trabalhista trouxe instabilidade para os sindicatos em geral, entretanto, vejo que durante esses 100 anos de vida, nosso sindicato sofreu várias outras adversidades e por isso acredito que teremos ótimas expectativas com uma existência milenar após transcorrer essa fase de adaptação e ajustes capitaneada pelos membros da diretoria”.

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Ascom Sindcont-SP
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações