Notícias

Associados tiram dúvidas sobre exportação e importação de serviços em palestra no Sindcont-SP

Postado em 05/06/2019.

 

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, por meio do Grupo de Estudos de Tributos e Obrigações, realizou nesta terça-feira, 4 de junho, na sede social da Entidade, uma palestra sobre as principais dúvidas relacionadas as transações referente aos pagamentos e recebimentos internacionais.

A apresentação foi ministrada por Lisandro Trindade Vieira, especialista em comércio exterior, pagamentos internacionais e tecnologia. O foco estava em esclarecer aos profissionais contábeis os maiores riscos que as empresas estão correndo e como resolver seus problemas tributários, cambiais, legais e fiscais de suas operações, além das dúvidas relacionadas ao Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), tributos, aspectos legais e cambiais.

Em sua explanação, Trindade questionou os participantes sobre a forma que eles vêm encarando esses desafios e oportunidades nas operações com o exterior, como parar de perder dinheiro e aproveitar esse momento. “É preciso se atentar ao fato de que todo esse tipo de operação e transação vem sendo monitorado pela Receita Federal do Brasil, bem como o Banco Central, que acaba recebendo também as informações das empresas”, frisou o palestrante, que ainda destacou em sua apresentação quatro pontos urgentes para as empresas olharem com atenção em relação aos aspectos fiscais, tributários, cambiais e legais dos seus pagamentos e recebimentos internacionais, gerando assim, oportunidades e riscos.

Por fim, Vieira apresentou alguns exemplos reais de serviços e sua relação com o Siscoserv, os meios de pagamentos como cartão de crédito, câmbio e pagamentos digitais, e explicou sobre os serviços internacionais que são contratados e quando são passíveis de registro, mesmo em casos em que o pagamento ocorra no Brasil. “Identifique e veja o segmento que mais se aproxima do seu, faça uma avaliação da sua empresa, descubra qual a melhor solução e aproveite as oportunidades para se livrar dos riscos ao efetuar pagamentos internacionais”, disse.

A palestra “Exportação e Importação de Serviços - os Pagamentos e Recebimentos Internacionais” contou com o apoio da coordenadora do Grupo de Estudos de Tributos e Obrigações, Marina Kazue Tanoue Suzuki, e do vice-diretor Secretário da Entidade, Milton Medeiros de Souza, que abriram e intermediaram a apresentação.  

 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte
Edição:

Comunicação Sindcont-SP