Dorival Fontes: Investir em capacitação é o caminho para o futuro

Postado em 03/07/2019.

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP celebrará o seu aniversário de 100 anos no dia 19 de julho. Por isso, 2019 é um ano especial para a Entidade, que traz o peso de anos de dedicação à profissão contábil e aos profissionais da área. Assim, trazemos uma série de perfis especiais de pessoas que se dedicaram a tornar todas as realizações do Sindicato possíveis. Entre elas, Dorival Fontes.

O profissional contábil conheceu o Sindcont-SP na década de 70, através do seu chefe na empresa onde trabalhava, que era membro da diretoria da Entidade na época. Pouco tempo depois se associou e começou a frequentar as suas atividades.

“Meu crescimento profissional é baseado nas capacitações que fiz no Sindcont-SP, por meio do Centro Piloto de Aperfeiçoamento e Especialização Contábil “Senador João Lyra” - Cepaec. Fiz cursos nas áreas de Contabilidade Geral, Auditoria Interna Contábil, Custos, e Tributos”, relata o profissional.

Na gestão 1983-1985, o então presidente Walter Arnaldo Andreoli convidou Dorival Fontes a atuar como vice-Secretário do Sindicato, algo que abraçou com grande dedicação.

“Neste cargo, tive uma visão ampla do sistema sindical brasileiro, especialmente dos profissionais liberais sindicais registrados em conselhos. Participei ativamente em eventos técnicos e classistas, dentro de São Paulo e do Brasil, especialmente realizados da CNPL. Com isso, fiquei mais conhecido e mais entrosado nas Entidades Congraçadas da Contabilidade dos Estados de São Paulo. Então devo muito ao Andreoli, que foi meu mentor na época e ainda é um grande profissional”.

Hoje, Dorival é vice-diretor Financeiro da Entidade, após aceitar o convite de Antonio Eugenio Cecchinato para ocupar o cargo. O profissional explica que desempenha funções de apoio ao diretor da área, na gestão dos recursos financeiros do Sindicato, o que requer muita dedicação nos processos internos de acompanhamentos orçamentários, relatórios financeiros, aprovação dos processos de pagamentos e fechamento de balanços.

“Sou bem assessorado pelos funcionários da área financeira do Sindcont-SP, que são competentes e dedicados no desempenho das suas funções. O que torna este trabalho possível”, salienta Dorival.

Currículo

Ao longo de sua trajetória profissional, Dorival investiu em capacitação e atividades nas entidades contábeis.

Assim, é técnico em Contabilidade; graduado em Administração pela Escola Superior de Administração de Negócios; pós-graduado em Administração Gerencial Empresarial; com especializações em Auditoria Interna, Contábil, Operacional, Financeira e de Gestão e em Controladoria de médias empresas e empresas de grande porte nacionais e multinacionais.

Nas entidades, foi diretor suplente do Sindcont-SP, na gestão 2017-2019; Secretário na Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, na gestão 2013-2016; Secretário na Fecontesp nas gestões 2010-2013 e 2007-2010; diretor suplente da Fecontesp nas gestões 2004-2007, 2001-2004, 1998-2001; diretor de Associados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, de 1996 a 1999; diretor Secretário e de Registro do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra, na gestão 1996-2001; e vice-secretário do Sindcont-SP, na gestão 1993-1995.

Futuro

Para os próximos anos, as expectativas do profissional para o futuro são as melhores possíveis. “Creio que a Contabilidade, enquanto profissão, não vai desaparecer. Será preciso se adaptar a esta revolução industrial, com foco em novas tecnologias, o que nos levará a estudar mais e frequentar eventos técnicos, principalmente as convenções e congressos de Contabilidade, bem como os cursos ofertados pelo Sindcont-SP. Por isso, desejo ao Sindcont-SP mais 100 anos de sucesso e realizações”.

Fotos: Arquivo Sindcont-SP