Antonio Eugenio Cecchinato: 100 anos de um Sindicato presente e forte

Postado em 17/07/2019.

Nesta sexta-feira (19), o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP celebra seus 100 anos de fundação. Um centenário repleto de histórias de superação e de lutas pelo desenvolvimento e pelo reconhecimento da profissão contábil. Por isso, nesta edição do Informativo Sindcont-SP, apresentamos a trajetória do presidente da Entidade, Antonio Eugenio Cecchinato, gestão 2017-2019. que conhece profundamente as mudanças pelas quais a Contabilidade passou neste período.

Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Álvares Penteado, Cecchinato vivenciou  inúmeras alterações pelas quais passou a Contabilidade neste  século de existência do Sindcont-SP.

E não apenas a migração do papel para o ambiente digital, mas especialmente a forma de se pensar o exercício da função, com o desenvolvimento de um viés mais gerencial.

“As novas gerações sequer mensuram o trabalho manual que era necessário para o exercício da  atividade quando este Sindicato foi fundado. Porém, com as alterações de procedimentos, foram criadas também novas possibilidades dentro do vasto universo contábil. E para rememorar a história de nossa Entidade estamos lançando, no dia do seu aniversário, 19 de julho de 2019, um livro alusivo à data, que recupera fatos políticos, econômicos e contábeis do Sindicato e do Brasil. Considero a obra “100 anos do Sindcont-SP: A História do Brasil sob o olhar da Contabilidade” leitura imperdível a esta e às futuras gerações de contabilistas”, afirma Cecchinato.

Eugenio possui grande experiência na iniciativa privada, em especial na área imobiliária, atuando na empresa Ingaí há mais de 50 anos.

Entidades de classe

Há anos, Antonio Eugenio Cecchinato divide seu tempo entre suas atividades laborais e as ações nas Entidades Congraçadas da Contabilidade no Estado de São Paulo.

Sua ligação com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo teve início em 1964, quando se associou à entidade, ainda como estudante.

“Entrei no Sindicato quando era estudante, e a partir daí comecei a participar ativamente da Entidade, galgando postos e funções importantes para o Sindcont-SP e também para a minha carreira profissional. Ocupei  a função de diretor secretário na gestão de 1999 a 2001, sob a presidência de Sergio Prado de Mello, com quem aprendi muito, fui vice-presidente gestão 2014-2016,cujo presidente era Jair Gomes de Araújo, até chegar à Presidência, nesta gestão ”, conta.

Cecchinato também foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na gestão 2010-2013; e vice-presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp.

Família

Casado há 50 anos com Maria da Glória, com quem tem três filhos (Eduardo, Adriana e Eugenio) e cinco netos (João Eugenio, Laura, Pedro, Vitor e Fernanda), Eugenio acredita nos princípios cristãos, aos quais segue com amor e comprometimento.

Por isso, além das atividades profissionais e voluntárias ligadas à Contabilidade, Cecchinato auxilia nas atividades da comunidade onde está inserido, sendo colaborador da Pastoral do Batismo e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística em sua paróquia. “Acredito que a nossa sociedade só será melhorada através de uma educação eficiente e adequada. É fundamental que haja maior investimento educacional em todos os níveis”, salienta o Contador.

Centenário

Neste dia 19, a Entidade comemora seu jubileu de Jequitibá, árvore frondosa conhecida por seu tronco, com grande dimensão tanto em comprimento quanto em diâmetro.

“Assim como uma árvore leva anos para se tornar esplendorosa, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo utilizou o tempo para aprofundar suas raízes, a fim de se solidificar. Seus ramos hoje se espalham não apenas por São Paulo, mas por todo o País, ajudando a formar profissionais capacitados para a lida do dia a dia e que encontram em nossas atividades um porto seguro profissional”, comenta Antonio Eugenio Cecchinato.

O presidente do Sindcont-SP afirma que nesta data, é um privilégio poder enaltecer seus antecessores, bem como os colegas de profissão que, juntos, tornam esta Entidade tão importante para os profissionais da Contabilidade por ela representados.

Fotos: Arquivo Deleón