Notícias

Segundo dia da 8ª Semana Paulista da Contabilidade discute novo eSocial

Postado em 17/07/2019.

Nesta terça-feira (15), a 8ª edição da Semana Paulista da Contabilidade deu continuidade às suas atividades com uma palestra sobre “O fim do eSocial e suas repercussões – o que esperar agora”. 

O diretor Cultural do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, Claudinei Tonon, conduziu o evento, chamando todos os presentes para participarem dos próximos dias de palestras.

Na ocasião, Vitor Almeida, sócio da BDO Brasil, contou um pouco da história da empresa e falou sobre a importância de os contadores se unirem em busca de melhores soluções para os seus clientes.

A vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, Cibele  Pereira Costa, também prestigiou o evento.

eSocial 

Após o anúncio que pegou muitos contadores de surpresa sobre as mudanças que ocorrerão no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, o auditor fiscal do Trabalho e professor, José Maia, explicou como o governo chegou até este ponto. 

“A ideia do eSocial era simplificar processos que hoje são complexos. Na prática, o intuito era ser o mais aderente possível às práticas das empresas, mas aquelas que cumprem a legislação. Por isso, os resultados esperados eram processos mais simplificados e garantia dos direitos dos empregados. Mas não funcionou bem assim. Os empresários e boa parte do governo se mostraram contra o projeto em sua reta final, o que levou a esta súbita mudança”, relatou o profissional, que é graduado em Ciências da Computação e Direito, sendo auditor do Trabalho desde 1995, mas com experiência prévia em empresas privadas.

Segundo Maia, a mudança anunciada recentemente, em vez de simplificar, obrigará a empresa a enviar suas informações para dois sistemas diferentes.

“A ideia do eSocial é boa, o pecado foi na propaganda erroneamente negativa”, lamentou Maia. “As pessoas passaram a afirmar que o eSocial exigiria coisas que nem sequer constavam em seu layout. Muitas inverdades foram ditas neste processo, o que levou à impopularidade de um sistema, que nem sequer gerou multa”.

José Maia ainda relatou a dificuldade para que os órgãos governamentais envolvidos no eSocial conseguissem trabalhar juntos, o que, inclusive, levou a erros no sistema.

“Novas reuniões serão realizadas nos próximos dias para que seja decidido como proceder acerca do eSocial até o final do ano”, explicou o palestrante.

Debate

Ao final da palestra, o palestrante e o presidente e co-fundador da Contmatic Phoenix, Sérgio Contente, discutiram as possibilidades deste projeto de simplificação do eSocial. 

Contente apresentou suas reclamações sobre o sistema que já tinha sido desenvolvido e o que espera que a nova versão traga. 

Mas, apesar de não haver previsão de como o novo sistema funcionará, algo já pode ser esperado: a mudança da data de entrega do FGTS para o dia 15, junto com os demais dados da folha de pagamento. O que simplificará o trabalho dos contadores.

Ao final do evento, foram sorteados cinco livros entre os participantes.

Semana

Promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, a Semana Paulista da Contabilidade continua até o dia 18 de julho, quinta-feira, com diversas palestras contábeis.

Nesta quarta-feira (17), o professor Miguel Silva, que é especialista em Legislação Contábil e Tributária e Direito Empresarial, falará acerca da “Reforma Tributária: o que muda?”. 

E no último dia de palestras, na quinta-feira (18), o presidente e co-fundador da Contmatic Phoenix, Sérgio Contente, abordará “O impacto para os contribuintes e as empresas de software com as novas relações de trabalho”.

Se você não se inscreveu ainda, aproveite a oportunidade! 

Apoio

A 8ª Semana Paulista da Contabilidade tem o patrocínio das empresas: Asplan Sistemas, BDO, Deloitte, PwC, Fecap e KPMG. O apoio à Educação Profissional Continuada fica por conta da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC e da BSSP.  Apoiam institucionalmente a oitava edição da Semana Paulista da Contabilista o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; a Academia Paulista de Contabilidade – APC e a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp.

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León

De León Comunicações