Último dia da 8ª Semana Paulista da Contabilidade discute possibilidades de mudanças do eSocial

Postado em 19/07/2019.

Na noite desta quinta-feira (18), a 8ª edição da Semana Paulista da Contabilidade, promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP encerrou suas atividades técnicas com a apresentação e discussão de um importante tema: O projeto de simplificação do eSocial, conduzido pelo presidente e co-fundador da Contmatic Phoenix, Sérgio Contente, um dos tradicionais parceiros da Entidade.

Após o presidente do Sindicato, Antonio Eugenio Cecchinato, dar as boas vindas aos participantes, o diretor Social da Entidade, José Roberto dos Anjos, agradeceu a presença de todos durante os quatro dias de atividades da 8° Semana Paulista da Contabilidade, que teve seu início no dia 15 de julho.

Dando continuidade à discussão iniciada na palestra realizada na terça-feira (16), acerca da simplificação do eSocial, ministrada pelo auditor fiscal do Trabalho, José Maia, Sérgio Contente relatou sua trajetória com o eSocial até aqui.

“Viramos diversas noites, juntamente com a minha equipe, trabalhando em um software que pudesse atender às exigências do eSocial - inclusive durante o Carnaval. Neste trabalho encontramos erros que nem mesmo o governo conhecia. Na época, as empresas de software se reuniram para discutir os problemas no sistema do governo e conseguimos fazer o programa do eSocial. Mas vi que, na prática, esta seria uma obrigação difícil demais para que as pequenas empresas conseguissem cumpri-la”, contou.

Foi então que o empresário decidiu participar de uma audiência pública sobre o tema e expor o quanto achava esta obrigatoriedade perigosa, ainda mais para os pequenos escritórios de Contabilidade, que, segundo ele, poderiam sofrer os mesmos problemas já enfrentados com a GFIP – e ainda não solucionados.

Daí o pedido de simplificação.

“Simplificar, na prática, me fará ter mais trabalho enquanto desenvolvedor de sistemas, uma vez que já temos um software pronto para a configuração atual do eSocial. Porém, fiz o que achei correto, pelos meus clientes”, disse Contente.

O palestrante, entretanto, não se mostrou satisfeito com a ideia do governo a respeito desta simplificação. “Não podemos aceitar injustiças. Dois eSociais não vão acontecer. Seria algo mais prejudicial do que benéfico”, opinou.

No decorrer da palestra, o empresário apontou diversas opções de soluções técnicas para o problema que envolve o eSocial. “Meu projeto é fazer o que era pra ter sido feito desde o início, sem complicação”, sentenciou.

Repercussões

Na ocasião, Marcos Envios Oliver, sócio da Deloitte, uma das empresas patrocinadoras do evento, comunicou à plateia que neste ano de 2019, a tradicional Auditoria completa 175 anos de fundação, hoje com presença em todo o mundo.

Já Peterson Almeida, gerente comercial da Asplan, também patrocinadora do evento, apresentou a empresa e se colocou à disposição para auxiliar os profissionais da Contabilidade em sua jornada.

Também prestigiaram o evento os vice-presidentes de Administração e Finanças e de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, José Donizete Valentina e João Carlos Castilho Garcia, respectivamente.

Apoio

A 8ª Semana Paulista da Contabilidade teve o patrocínio das empresas: Asplan Sistemas, BDO, Deloitte, PwC, Fecap e KPMG. O apoio à Educação Profissional Continuada ficou por conta da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC.  Apoiaram institucionalmente a oitava edição da Semana Paulista da Contabilista o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; a Academia Paulista de Contabilidade – APC e a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp.

Fotos: Katherine Coutinho