Notícias

Ética na Profissão Contábil, as Contabilidades On-Line e a Concorrência Desleal

Postado em 08/08/2019.

A Ética trata da moral, daquilo que podemos fazer e que não devemos fazer, e é tão importante para a nossa profissão, que temos um código de ética e o mesmo é até uma das matérias que o aspirante a contador tem de estudar para prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade para que possa receber o seu CRC e exercer sua profissão como Contador.

Nós Contadores devemos observar os Princípios de Contabilidade e as Normas de Contabilidade, e isto está previsto em nosso Código de Ética. Nem sempre podemos satisfazer as necessidades do contratante, temos de seguir nosso Código de Ética a risca.

Em nosso Código de Ética em seu Capitulo II, Artigo 2º, constam os deveres dos contabilistas do qual vou citar os três primeiros itens apenas como exemplo:

São deveres do contabilista:

Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade; 

Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo.

Ao lermos apenas esses três primeiros itens, vemos o quão é importante a honestidade e responsabilidade que temos de ter em nossa profissão, além das contabilizações, nós temos de levar em conta a legislação para que os negócios sejam lícitos e que nossos clientes ou outros órgãos e usuários da Contabilidade, tenham acesso a uma informação clara e verdadeira, auxiliando assim no crescimento dos negócios em nosso País.

Outro detalhe, do quão importante é a ética em nossa Profissão, é que somos solidários a nossos clientes por quaisquer informações que registrarmos na Contabilidade, portanto devemos fazer tudo correto e de acordo com a Legislação.

Após um breve conceito do que é a ética na profissão contábil, um tema, que se tem bastante discutido em reuniões, da nossa classe contábil, são o surgimento das chamadas “Contabilidades on-line” as quais, não vou citar o nome (por ética) neste artigo, mas já existem várias no mercado.

As Contabilidades On-line são criticadas principalmente por tornar público um valor irrisório para prestarem um serviço contábil, em seus sites, e configurando assim, uma concorrência desleal, com os demais Escritórios Contábeis físicos existentes em nosso País.

E se já não eram criticadas por esse motivo, agora se juntam a instituições bancárias e oferecem serviço contábil juntamente com a abertura de uma conta-corrente, agora o céu é o limite!

Será que essas Contabilidades on-line não estariam faltando com a ética?

As entidades Contábeis tentam se organizar, mas nem tudo é conseguido apesar de já ter se conseguido barrar alguns absurdos que tentaram colocar em prática.

Conclusão:

As Contabilidades On-line são hoje uma tendência de mercado, até porque vivemos o evento do Mundo Digital, e há público para isso, existe um nicho de mercado que está em expansão, fora que todos os serviços como Receita Federal, Prefeitura etc... já nem possuem mais atendimentos presenciais, somente se houver um caso especifico...caso não o atendimento é on-line.

A concorrência desleal fere a ética, mas o que fere mais ainda é se essa prestação de serviço on-line realmente vai atender de forma ética, plena, responsável a todas as necessidades dos usuários de serviços contábeis, já existem casos de clientes que migraram para esse tipo de serviço terem voltado a procurar seus antigos contadores por não terem um serviço eficiente.

As Contabilidades on-line não irão deixar de existir, elas precisam ser reguladas e fiscalizadas pelos Conselhos e em contrapartida é um novo nicho de mercado para nós contadores talvez nos aventurarmos.

Por curiosidade fiz uma pesquisa em um site de Contabilidade on-line para verificar se estavam oferecendo vagas para contador em seu “trabalhe conosco” e em alguns estados havia de analista contábil e fiscal.

A Ética de nossa Profissão, que tem a cada ano ficado cada vez mais importante e imprescindível em nosso País. O Profissional Contábil nunca pode deixar de estudar, pois a todo o momento nossa legislação tem mudado e os cruzamentos dos dados têm ficado mais frequentes com o Sped. O Código de Ética do Contabilista é livro de cabeceira de todo Contador, é importante estudá-lo e o mais importante ainda, praticá-lo.

 

Denis de Mendonça é Escrevente-Contador do 3º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo; CRC/SP  1SP-322329/O-3; 4º Secretário do Centro de Estudos Fisco-Contábeis do Sindcont-SP; Contador e MBA em Controladoria. 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Denis de Mendonça
Fotos: Denis de Mendonça
Edição:

Comunicação Sindcont-SP