Notícias

Sindcont-SP participa da 3ª Reunião Geral da Frente Parlamentar do Empreendedorismo

Postado em 22/08/2019.

O diretor Social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos, participou da 3ª Reunião Geral da Frente Parlamentar do Empreendedorismo - Frepem, realizada na manhã dessa quinta-feira (22), no auditório do Sebrae-SP. 

O tema da reunião foi "compras governamentais: uma oportunidade para pequenas empresas". 

Para José Roberto, uma das principais mudanças almejadas para melhorar a vida do empreendedor é agilizar o processo de abertura de empresas, em especial as indústrias. "Hoje, uma indústria leva mais de 100 dias para conseguir todos os alvarás de funcionamento necessários para começar a trabalhar. O ideal seria acelerar este processo, permitindo que a empresa começasse a funcionar e a faturar enquanto busca essas licenças. Aí é possível estabelecer um prazo para que a empresa consiga entregar esses documentos", opinou. 

A mesa solene do evento foi composta por:

Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, Wilson Poit, superintendente do Sebrae-SP, Sérgio Vitor, deputado estadual, Reynaldo Lima Junior, presidente do Sescon-SP, pelo deputado estadual César, e por Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. 

O presidente do Sebrae-SP agradeceu a presença de todos e o apoio do Legislativo paulista. "Precisamos levar o empreendedorismo para a população, e contar também com a participação do Executivo municipal. Temos 14 milhões de desempregados, então o trabalho é muito grande". 

Na ocasião, o presidente da Frepem, deputado Itamar Borges, salientou a importância do empreendedorismo para o crescimento do país. 

"O Sebrae quer ser protagonista no processo de levar as compras públicas aos micro e pequenos empreendedores, especialmente no interior do Estado. Nestes locais, o principal empregador e comprador da cidade é a prefeitura. É um pecado que os Municípios comprem de grandes empresas ao invés de olhar para seus próprios produtores", afirmou o superintendente do Sebrae-SP. 

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, se mostrou à disposição para ajudar a viabilizar o acesso ao setor público como comprador.  

No primeiro painel do dia, o prefeito de Limeira, Mario Botion, que obteve o primeiro lugar no projeto Prefeito Empreendedor, do Sebrae, contou qual foi a sua experiência ao aumentar a participação de fornecedores locais. 

"Nosso intuito é aumentar a prosperidade dos moradores de Limeira, gerando emprego e renda, além de fazer com que os cidadãos consigam permanecer na cidade", contou. 

Silvério Crestana, consultor da Frepem, explicou na ocasião o funcionamento da Lei 19.928/2019 e o projeto da nova Lei de Licitações (PL 1292/95). 

No encerramento, foi feito um painel sobre os desafios nas compras públicas. 

Visite-nos no LinkedIn! Curta nossa página no facebook!



Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Bruna Raicoski

De León Comunicações